sábado, 18 de junho de 2011

Relíquias do tempo em um casarão

Fonte: Publicado no Jornal Pampulha em 04/06/2011

Diamantina tem referências impossíveis de não serem apreciadas, como as casas onde moraram Juscelino Kubitschek e Chica da Silva, o Museu do Diamante, a Catedral Metropolitana e o Passadiço da Glória.

Receptivos como o Minhas Gerais oferecem city tour ao preço de R$ 8. Mas há, ainda, outros passeios que valem a pena como Biribiri, a gruta do Salitre, o caminho dos escravos, a serra do Pasmar e o cânion do Funil.

Mas, quando o assunto é história, Carmen Couto Nascimento oferece uma aula aos hóspedes e visitantes na Pousada Relíquias do Tempo.

Carmen montou, no casarão que pertenceu aos bisavós, um museu com maquetes, instrumentos, fotografias, livros e muitas relíquias.

Ela conta orgulhosa que foi amiga do ex-presidente JK e a foto está lá para provar, assim como o pijama, o violão e a certidão de batizado do ex-presidente doados pela ex-primeira dama Sarah Kubitschek. Um painel na parede ainda conta a trajetória do estadista nascido em Diamantina.

Em outra sala, Carmen presta sua homenagem à família, ao avô ourives. Indiretamente, ela narra a história de Diamantina, de como o ouro e o diamante foram a glória e a decadência de uma das cidades mais ricas de Minas.

"Não temos um trabalho de hotelaria tradicional", frisa Carmen, que recebe os visitantes às vésperas da Vesperata com noite regadas a caldos e boa música.

Um árabe sorridente mexe com a culinária local
Um bufê caprichado (Apocalypse), um crepe deliciosamente combinado com temperos (Deguste), uma comida árabe de encher os olhos (Al Árabe) ou uma suculenta picanha (Bar do Antônio). A escolha do cardápio é sua.

Do que o turista deve ser informado ao pisar em Diamantina é que a culinária local mexe com os sentidos. Para o chef Vandeca, da Pousada do Garimpo, o segredo está em saber utilizar os ingredientes da terra.

Mas a bola da vez na gastronomia diamantinense é o libanês Armed, um fotógrafo que se apaixonou por uma diamantinense e montou o Al Árabe com vista para o incrível pico do Itambé.

O cardápio caseiro inclui esfihas, coalhada, carne de carneiro, falafael e uma gama de pratos preparados com ingredientes do vale do Bkah.

Receptivo
Para contratar city tour em Diamantina e passeios pelas principais atrações turísticas no entorno da cidade:
Minhas Gerais:
Rua Direita, 68
(38) 3531-1667
www.minhasgerais.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário