Fonte: Leonardo Pinheiro
O Polo de Inovação Tecnológica de Diamantina promoveu no dia 28 de janeiro, na Fazenda Altitude Máxima, o 6º. dia de campo do Projeto da Viticultura, reunindo os empresários envolvidos na expansão da vitivinicultura na Região de Diamantina e ilustres convidados.
São ao todo 21 empreendedores que, em 16 propriedades, montaram núcleos de 1000m², plantando quatro variedades (Shiraz, Pinot Noir, Malbec e Merlot).
São eles:
Álvaro Palhares Diniz
Leonardo Soeiro Pinheiro
Antônio Moreira Fernandes Neto
Madalena de Almeida Campos
Claudio Márcio Pereira de Sousa
Manoel Bueno Ribeiro
Daniel da Motta Barrote
Marcelo Araújo Caldeira
Demostenes José Coelho
Mateus de Oliveira Meira
Douglas Vale
Miguel Pontes Pontes
Francisco Pontes
Miriam D´Arc Rodrigues Martins
Gilson Fontoura Lima
Renato Eulálio
Geraldo da Silva Macedo
Tarciso Santiago Junior
João Francisco Meira
Vagner Vicente Ferreira
Leonardo Andrade
Este projeto é financiado pela SECTES/FAPEMIG que cobre 10% dos investimentos totais (fase de risco), ficando o montante final por conta de investimentos dos empresários. Esta inversão será feita ao cabo de 12 meses após o plantio, quando a viabilidade for comprovada. Vinte e quatro meses após o início dos citados plantios, será inaugurada em Diamantina a vinificadora do grupo, como novo aporte de recursos privados.
Salienta-se que a tecnologia de produção das mudas foi desenvolvida pela EPAMIG, inclusive com ensaios anteriores na Região.
Além da presença da maioria dos empresários, também participaram o Senhor Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico de MG - SEDE, Dr. Fábio Veras e a Senhora Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação Ambiental da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior - SECTES, Dra. Deá Maria da Fonseca.
Através da interação e troca de experiências entre os empreendedores, o encontro propiciou o nivelamento de informações, soluções técnicas e saneamento de dúvidas, além de agradável confraternização familiar.
Também foi fortalecida a posição empreendedora do grupo viticultor, o que permite consolidar e expandir o modelo inovador criado pelo Polo de Inovação Tecnológica de Diamantina e pela Inovales, através de seu Coordenador, Prof. Luiz Eustáquio Lopes Pinheiro, para novos cenários de negócios na Região, abrangendo, além do vinho, outras atividades de valor agregado, tais como a produção de azeite, café, flores ornamentais e frutas regionais.
As novas etapas preveem a criação de um fundo por parte dos empresários, capitalizando o grupo para os dispêndios com a expansão e a criação da vinificadora, incluindo ainda a expansão e a formatação de novos negócios, capazes de agregar valores adicionais à viticultura.
Para finalizar o Grupo Viticultor agradece a presença a apoio de todos, em especial ao Secretário Dr. Fabio Veras (SEDE) e a Superintendente Dra. Deia Fonseca (SECTES), assim como da Sra. Mariana Pereira – Presidente da ADELTUR – Associação das Empresas Ligadas ao Turismo de Diamantina, do Sr. Jean François Favreu – Coordenador do EPIL – Escola Profissionalizante Irmã Luiza e do Sr. Joaquim Barbosa Ribeiro – Jornal Voz de Diamantina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário