Gostaria de convidá-los para a conferência de História da Arte: O Ritual da Serpente dos Índios Pueblo (de Warburg) que será proferida pelo professor Maurizio Ghelardi da Scuola Normale Superiori de Pisa, Itália.
Aby Warburg (1866-1929) é um marco na história da arte, entre outros motivos, por restituir o tecido social em meio ao qual as obras de arte foram criadas. Discípulo de Jacob Burckhardt, amigo de Panofsky e Cassirer, é amplamente reconhecido como um dos principais historiadores da arte e do renascimento no século XX, assim como um dos fundadores dos métodos contemporâneos dos estudos de iconologia e estudos culturais em geral. No final do século XIX Warburg fez uma impactante viagem aos Estados Unidos, onde, durante alguns meses, esteve em contato com os etnógrafos da Instituição Smithsoniana de Washington, e havia conhecido, em Nova York, um dos pais da antropologia cultural, Franz Boas. Nessa estada americana, Warburg visitara o Novo México para conhecer os índios Pueblo.
Ao final de uma longa internação na clínica de Kreuslingen, na Suíça, para tratamento de problemas mentais, e para comprovar a sua estabilização e possibilidade de alta, Warburg apresentou uma conferência sobre a sua experiência com os índios americanos. Assim nasceu sua obra, O Ritual da Serpente, sobre a qual nos falará o professor Ghelardi, que é um dos maiores nomes da Europa na história social da cultura.
A conferência acontecerá no dia 11 de dezembro, terça-feira, às 19 e 30h no auditório da Casa da Glória. Serão fornecidos certificados de participação para os interessados.
Obrigada. Maria Cláudia Magnani
Nenhum comentário:
Postar um comentário