Na última sexta-feira, 01 de março de 2013, aconteceu no antigo Prédio do Hospício (em restauração) uma cerimônia de acolhimento e apresentação dos novos Médicos Residentes da Santa Casa de Caridade de Diamantina.
Relembrando o relato do escritor Ricardo Samuel Renzo “O antigo sonho do ex-presidente e filho ilustre de Diamantina, Juscelino Kubitschek de Oliveira de ter a residência médica em nossa cidade foi conseguido sobre a gestão de seu homônimo Juscelino Brasiliano Roque, atual Provedor da Santa Casa de Caridade de Diamantina.”
Foi uma grata surpresa saber que dentre os quatro médicos residentes, encontra-se o cidadão diamantinense Emílio Henrique Barroso Maciel, para fazer parte dos Médicos Clínicos da Santa Casa de Caridade de Diamantina. Em discurso, o mesmo falou sobre o seu contentamento em retornar à sua cidade natal, o desejo de aqui permanecer e principalmente de contribuir para o crescimento e prosperidade desta Casa de Saúde.
Vale dizer que a chegada nesta instituição dos residentes do curso de medicina veio mais uma vez demonstrar que as conquistas da Santa Casa de Caridade de Diamantina beneficiam tanto o município quanto o Vale do Jequitinhonha. Merece destaque também o convênio firmado com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – que veio contribuir para as referidas conquistas. Pois, atualmente a Santa Casa possui parceria com o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão – DEPE, que vem organizando os processos firmados entre a Santa Casa e a Universidade.
Foram ressaltados durante o evento, os diversos avanços da instituição, além da residência médica. Como exemplo abordou-se a ampliação do CTI para 20 leitos, além de uma equipe composta por cinco neurocirurgiões, expansão dos serviços da hemodiálise dentre outros.
Por fim, o Provedor Juscelino Brasiliano Roque ressaltou que a realização de feitos, tal como os citados acima só são possíveis graças a todos os colaboradores desta instituição.
Fotos: Luca Antunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário