quinta-feira, 5 de junho de 2014

Minas na Copa: um passeio pelas cidades históricas mineiras

Fonte: Portal Brasil (clique aqui)

As cidades históricas de Minas Gerais são o tema do sétimo vídeo da série de reportagens Minas na Copa, divulgado nesta quinta-feira (5). As construções barrocas, as paisagens cheias de verde, a comida típica e o artesanato tradicional são alguns dos atributos de localidades como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Diamantina e Sabará.

Ouro Preto chegou a ser capital de Minas Gerais e exibe um conjunto arquitetônico declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Mariana, que também foi capital de Minas, tem entre seus atrativos o casario colonial, que servia de residência para autoridades da época. Além da arquitetura, Tiradentes se destaca também pela gastronomia e pela efervescência cultural, com os Festivais de Cinema e de Inverno, por exemplo.

Já Diamantina, terra de Juscelino Kubitschek, conserva uma paixão do ex-presidente: a musicalidade, traduzida na emoção das vesperatas. E Sabará abriga uma das igrejas mais ricas de Minas, a Nossa Senhora do Ó.

Os vídeos da série Minas na Copa são disponibilizados semanalmente, às quintas-feiras, e a série segue até o dia 12 de junho, data da abertura da Copa do Mundo. A série é produzida pela Superintendência Central de Imprensa do Governo de Minas Gerais.

Serão oito vídeos no total, com temas como futebol arquitetura, cultura e turismo. A série começou com um vídeo sobre o Mineirão, o palco de Minas na Copa. No segundo episódio, o Mercado Central de Belo Horizonte foi o tema, e a gastronomia foi retratada no terceiro. O quarto vídeo mostrou o Circuito Cultural Praça da Liberdade e o quinto, os "barzinhos" da capital. No sexto, o tema foi o artesanato mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário