sexta-feira, 6 de junho de 2014

Projeto inédito pretende registrar Artes Visuais em todo o Estado de Minas Gerais

Fonte: MInas Territória da Arte (clique aqui)

image O Projeto Minas Território da Arte, idealizado e coordenado pela C/Arte Projetos Culturais em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, visa realizar um estudo sistematizado da produção artística atual de todas as regiões do estado de Minas. A proposta é mapear a produção das artes visuais do Século XX à atualidade, organizando módulos históricos e contemporâneos, além de realizar exposições e publicações. Partindo de um referencial histórico destacamos artistas que atuaram e atuam nas várias regiões do estado: Norte Noroeste, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Central Mineira, Triângulo/Alto Paranaíba, Vale do Rio Doce, Oeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Sul/Sudeste de Minas e a Metropolitana de Belo Horizonte.

Este inédito projeto de pesquisa,tem como objetivo registrar em livros a arte e a história das regiões mineiras, catalogação dos artistas de cada região, com reprodução de imagens de obras, textos críticos e históricos, referência para hoje e para futuras pesquisas. Muitos artistas talentosos trabalham de forma isolada em suas regiões, e, em sua maioria, ainda não tiveram nenhuma oportunidade em verem seus trabalhos apresentados.

Com esta iniciativa preenche-se uma lacuna histórica em Minas Gerais, que, embora seja um dos estados mais ricos na produção das artes visuais e detentor de uma ampla diversidade cultural, ainda não havia recebido um estudo que apresentasse de forma sistematizada ao público toda a sua exuberância e diversidade artística da atualidade no campo da produção das artes visuais.

A proposta é coordenada pelo historiador Fernando Pedro, idealizador do projeto e também pesquisador responsável pela região metropolitana de Belo Horizonte. O projeto conta com a participação dos pesquisadores: Jacqueline Prado, José Alberto Pinho Neves, Marco Pasqualini de Andrade, Rodrigo Vivas e apoio das universidades federais mineiras e a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.

A publicação terá circulação nacional e ampla cobertura da mídia, gerando visibilidade aos municípios, favorecendo o turismo e possibilitando um incremento na carreira dos artistas participantes e a abertura de novos mercados, contribuindo para a dinâmica da economia cultural no estado e a preservação de sua memória cultural.

Além da publicação dos livros, em cinco volumes, haverá o catálogo eletrônico e site sobre o projeto com exposição virtual. Em 11 de março de 2014 aconteceu a abertura da exposição Minas Território da Arte no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, que estará aberta para visitação até o dia 4 de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário