domingo, 26 de outubro de 2014

Ataque homofóbico em Diamantina

Fonte: Diamantina On LIne (clique aqui)

Na madrugada deste dia 25 de outubro de 2014 ocorreu um ataque homofóbico contra um casal de universitárias que estavam no estabelecimento Café Elo, Segundo testemunhas o crime foi motivado devido a um beijo entre as meninas, após isso, a intolerância sobressaiu e palavras de ódio e agressão física foram deferidas pelos primitivos agressores. Dada a gravidade da agressão, nossas companheiras foram direcionadas à Santa Casa de Caridade de Diamantina onde foram atendidas e registrado o Boletim de Ocorrência.

Diante ao fato lamentável, nós, integrantes do Coletivo de Diversidade Sexual METAMORFOSE, viemos prestar nossa total solidariedade às companheiras estudantes da UFVJM, e repudiar a ação de grupos neofacistas que de forma “maquiada” vem atuando em Diamantina com ações e posicionamentos totalmente repressores, inconstitucionais e sem fundamentos e informação.

Nós da comunidade LGBT de Diamantina, muitas vezes temos o desprazer de presenciar o discurso desconstrutor de pessoas que grosseiramente insistem em tentar negar a existência da Homofobia, negando situações que ocorreram e ocorrem; como as das companheiras Marina e Cecilia. Diante disso, viemos encarecidamente pedir que haja reflexão sobre tais posicionamentos, e ver também que essa não é mais um direito infringido somente em grandes centros e longe de nós. Hoje a situação foi aqui! Pessoas foram agredidas em ruas que sobem e descem procissões, cidade histórica e historicamente conhecida pelos resquícios do machismo e intolerâncias tão presentes e camuflados, que DEVERÃO ser punidos.

Temos notícias de que não se trata de um fato isolado em Diamantina, outros inúmeros casos já foram denunciados. É lamentável que as autoridades não tomem as providências necessárias para que casos como este sejam apurados e sirvam de exemplo à sociedade.

O CDS Metamorfose é contrário a qualquer manifestação homofóbica de pessoas, grupos, que incitem a perseguição e a violência contra seres humanos em razão de sua orientação sexual. Repudiamos de modo veemente essas condutas que constituem uma terrível afronta aos direitos humanos. Após 25 anos da criminalização do racismo e 10 anos depois da Lei Maria da Penha, que torna crime a violência doméstica, assumimos a responsabilidade de lutar também pela criminalização da homofobia.

25 de Outubro de 2014

CDS METAMORFOSE - Coletivo de Diversidade Sexual Metamorfose.

Reproduzimos abaixo o comentário da Sócia   proprietária do Café Elo.

O Café Elo vem se manifestar diante o ocorrido na madrugada do dia 25 de outubro, conforme relatado no post acima: o nosso estabelecido é um local sério, comprometido e sempre aberto a receber os mais variados públicos, independentemente de credo, religião, opção sexual, grupo político ou qualquer outra escolha, sendo o respeito a todos um dos nossos principais objetivos. Sendo assim, não admitiríamos, de forma alguma, qualquer ação que fosse contrária aos nossos propósitos. Afirmamos que, absolutamente, atos homofóbicos nunca ocorreram no nosso estabelecimento. E reafirmamos: não foi o que aconteceu no dia 25 de outubro. Esclarecemos que, infelizmente, o que ocorreu foi um desentendimento entre clientes que, devido ao avançado da hora e ao consumo de bebidas alcoólicas, se confrontaram por um infeliz mal entendido. Esclarecemos também que repudiamos toda violência e agressão física, que estão totalmente fora dos nossos propósitos. Mas muito nos impressionou a referência a “grupos neofascistas”, o que discordamos veementemente, pois nosso público é formado por pessoas conhecidas, amigas e bem esclarecidas. Isso sim é uma agressão e um comentário leviano. Acreditamos que na nossa terra Diamantina não há espaço para existir esse tipo de grupo e/ou movimento. Por fim, afirmamos que todo o acontecimento foi fruto de um mal entendido e não de ação homofóbica, muito menos de “grupo fascista”. Continuaremos sempre prontos e abertos a receber nossos clientes e amigos da melhor forma possível! Concluindo, dizemos que essa é a posição do Café Elo oficial e final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário