terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Cine Mercúrio exibe o ciclo de filmes “Carnaval no Cinema”

Fonte: UFVJM

O projeto de Extensão Cine Mercúrio apresenta, a partir do dia 09 de fevereiro, o ciclo de filmes Carnaval no Cinema, com títulos que tematizam diferentes dimensões da sexualidade, tais como desejo e sedução, relacionamentos, diversidade sexual, o apelo ao corpo, a publicidade e o próprio carnaval.

As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecerão no horário das 19h30, às quartas-feiras, no auditório do Instituto Casa da Glória da UFMG (Rua da Glória nº 298, Centro), e às 18h00, aos domingos, no Cine Teatro Santa Izabel (Praça Dom Joaquim nº 166, Centro).

O Cine Mercúrio busca fomentar a atividade audiovisual e a formação de público em cinema e acontece graças à parceria entre diferentes setores da UFVJM (Instituto de Humanidades, Diretoria de Relações Internacionais, Centro de Apoio a Idiomas, FCBS, PROEXC), Programadora Brasil/Minc, Cinemateca da Embaixada da França, Instituto Casa da Glória da UFMG, Cine Teatro Santa Izabel/SECTUR, IPHAN e Federação de São Gonçalo do Rio Preto.

PROGRAMAÇÃO:

7 Anos

(França, 2007; 86 min.) / Direção: Jean-Pascal Hattu

Sinopse: Maïté visita regularmente o marido na prisão, onde ele cumpre uma pena de sete anos. A mulher passa a ser seguida por um homem e, depois de se conhecerem e iniciarem um relacionamento, ela descobre que o amante é o carcereiro do marido.

Indicação etária: 14 anos

Quarta, 09/02, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Lúcia e o Sexo

(Espanha e França, 2001; 128 min.) / Direção: Julio Medem

Sinopse: Lúcia vive uma relação ardente e conturbada com o escritor Lorenzo. Ele desaparece às vésperas de uma viagem, há muito esperada, que fariam a uma ilha no Mediterrâneo. Perturbada, Lúcia parte só. Ela mergulha no tempo e acabar por decifrar detalhes de antigos relacionamentos dele.

Indicação etária: 18 anos

Domingo, 13/02, às 18h00

Local: Cine Teatro Santa Izabel

Diversidade Sexual

(Brasil; 101 min.)

Sinopse: Oito curtas metragens brasileiros enfocam sentimentos de amor e desejo quase sempre em contraposição às regras sociais e religiosas. Histórias e personagens traduzem um pequeno universo de diferentes sexualidades.

Indicação etária: 14 anos

Quarta, 16/02, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Madame Satã

(Brasil, 2002; 105 min.) / Direção: Karim Ainouz

Sinopse: Nos anos 30, João Francisco dos Santos tornou-se uma das figuras mais emblemáticas do Rio de Janeiro. A vida do malandro, artista, transformista, capoeirista, cozinheiro, presidiário e pai é recontada neste filme.

Indicação etária: 16 anos

Domingo, 20/02, às 18h00

Local: Cine Teatro Santa Izabel

Sedução e Sexualidade

(Brasil; 111 min.)

Sinopse: Este programa, composto de sete curtas metragens, aborda diferentes facetas da relação humana em sua eterna insatisfação sexual. Sete buracos de fechadura, em que os protagonistas são sempre a pele das personagens e os efeitos ferventes do contato de umas com as outras.

Indicação etária: 16 anos

Quarta, 23/02, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Bebel, Garota Propaganda

(Brasil, 1967; 103 min.) / Direção: Maurice Capovilla

Sinopse: Saída de bairro pobre de São Paulo, garota procura a fama na publicidade e na televisão por meio de ligações amorosas com um ricaço, um produtor de TV, um jornalista e um publicitário. Ao ser contratada como modelo de anúncio de sabonete, imagina que sua vida vai mudar para melhor.

Indicação etária: 16 anos

Domingo, 27/02, às 18h00

Local: Cine Teatro Santa Izabel

A Lira do Delírio

(Brasil, 1978; 105 min.) / Direção: Walter Lima Júnior

Sinopse: No intervalo entre dois carnavais de um bloco de Niterói, a taxi-girl Ness Elliot se envolve com um rico e ciumento amante. Para submetê-la à sua vontade, ele tenta os mais diversos artifícios. Desesperada mas firme, ela procura ajuda de antigos companheiros do bloco de sujos Lira do Delírio.

Indicação etária: 16 anos

Quarta, 02/03, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário