As rodovias federais e estaduais que cortam Minas Gerais têm 7.224 km de estradas sem asfalto atualmente. O número corresponde a quase 27% da malha rodoviária que corta o Estado, que é de 26.951 km ao todo.
A soma de estradas sem pavimento é maior que o trajeto que separa Belo Horizonte e Vitória, no Espírito Santo. Para deixar toda a malha federal que corta o Estado pavimentada, seria necessário R$ 1,1 bilhão.
No número de estradas de terra, 617 km são de rodovias federais, e os demais das estaduais. O custo para asfaltar cada quilômetro de estrada federal é de, em média, R$ 1,8 milhão, segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Atualmente, os contratos vigentes no Estado para pavimentação das BRs não chegam à metade do necessário. Juntos, os valores integrais dos projetos são de R$ 500 milhões. O restante dos recursos não tem prazo para ser liberado.
O montante para asfaltar as MGs, no entanto, não pode ser calculado, já que o Governo do Estado não informa os valores gastos em cada quilômetro. A justificativa é de que cada rodovia pavimentada tem um custo, dependendo das características da estrada e da região, entre outros fatores. Os valores são definidos a partir do projeto de engenharia.
BR 367 ficará em torno de R$ 221 milhões
Na BR-367, a história se repete. A estrada federal que começa em Diamantina e termina em Santa Cruz Cabrália (BA) atravessa cidades do nordeste de Minas, como Turmalina, Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Virgem da Lapa, Araçuaí, Itinga, Itaobim, Jequitinhonha, Almenara, Jacinto e Salto da Divisa. Tem 794 quilômetros, sendo 140 na Bahia e 654 em Minas.
A rodovia também passa por Porto Seguro, no litoral sul da Bahia. Em alguns pontos, a estrada é de chão, principalmente nos 102,9 km entre os municípios de Jacinto e Salto da Divisa. O trecho de 49 km entre Almenara e Jacinto está inacabado desde 1989. Há quatro pontes de madeira na rodovia. A que passa pelo Rio Rubim, em Almenara, tem mais de 30 metros de extensão.
O outro trecho da BR 367 a ser asfaltado é o que une as cidades de Virgem da Lapa-Berilo-Chapada do Norte-Minas Novas, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas. Este trecho tem cerca de 63 km.
De acordo com o DER, foi assinado um convênio entre os governos federal e estadual para a elaboração do projeto de engenharia de pavimentação deste trecho. O órgão estadual preparou edital de licitação sob forma de minuta e encaminhou ao DNIT para aprovação, no dia 18.10.2010. O mesmo está sendo analisado.
A população da região espera ansiosa a publicação do Edital de Licitação para elaboração dos projetos, licença ambiental e licitação das obras. Um Termo de Compromisso assinado, em maio de 2010, entre o DER-MG e o DNIT, estabelece que o governo de Minas fica responsável em administrar a rodovia federal. R$ 7 milhões foram depositados na conta do DER MG. O governo de Minas deve entrar com 20%, ou seja, R$ 1,2 milhão.
O trecho total a ser asfaltado é de 123 km, segundo publicações do DNIT. Assim, se cada quilômetro pavimentado fica em torno de R$ 1,8 milhão, a obra deverá ser orçada em cerca de R$ 221,4 milhões.
Escritórios de engenharia já têm seus projetos prontos. Só esperam a abertura do Edital para entrarem na concorrência pública.
Cada cidadão do Vale deveria estar enviando email ou telefonando para o deputado federal ou estadual em que votou, assim como aos 3 senadores de Minas ( Aécio Neves, Itamar Franco e Clériston Andrade).
Somente assim, poderemos conquistar um dos nossos maiores sonhos.
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