terça-feira, 16 de outubro de 2012

Estão abertas as inscrições para o programa Bandas de Minas

Fonte: Agência Minas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, lança o Edital 2012 “Bandas de Minas”, programa voltado para a preservação e manutenção das bandas civis de música. As inscrições podem ser feitas entre os dias 6 de outubro e 22 de novembro.

A iniciativa apóia as bandas com doação de instrumentos de sopro, metal e percussão, além de oferecer cursos e oficinas de capacitação e aperfeiçoamento artístico. Uma das novidades do programa para 2013 será o lançamento de um novo edital, no início do ano, voltado para a aquisição de uniformes para os componentes das bandas.

Minas Gerais possui, hoje, 701 bandas cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura. Deste total, 657 corporações musicais, de 419 municípios, já foram beneficiadas com a entrega de 8.235 instrumentos nos últimos nove anos – de 2003 a 2012. Os recursos destinados ao programa chegam a mais de seis milhões e 300 mil reais.

Somente em 2012, 126 bandas de música em atividade em 118 municípios mineiros foram contempladas com a entrega de 800 instrumentos, como flautas, clarinetas, requintas, trompetes, trombones, trompas, caixas de guerra, bumbos, surdos e sousafones. Dessas corporações musicais, 41 receberam o incentivo pela primeira vez e as demais tinham sido beneficiadas ao menos uma vez em editais anteriores.

As inscrições

De acordo com o Edital 2012, somente poderão ser inscritas as bandas públicas ou privadas sem fins lucrativos, registradas em cartório, que possuam diretoria, estatuto e/ou regimento interno. As corporações musicais deverão estar devidamente cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Será permitida a inscrição de apenas um único projeto por banda. Para se inscrever, os interessados deverão apresentar Ficha de Protocolo, Formulário Padrão e Relatório de Atividades, se houver. O Edital 2012, com todos os documentos exigidos, consta no endereço www.cultura.mg.gov.br.

O cadastramento poderá ser feito pelos Correios, via sedex, carta registrada, ou pessoalmente, de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h, na Diretoria de Programas e Articulação Institucional da Superintendência de Ação Cultural.

Os projetos serão avaliados individualmente por uma Comissão de Análise, que será designada para esta finalidade. O resultado da seleção será publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. As propostas poderão ser aprovadas integral ou parcialmente, de acordo com disponibilidade de recursos para aquisição de instrumentos viabilizados pelo Programa.

Os envelopes de inscrições devem ser encaminhados para o seguinte endereço: Secretaria De Estado De Cultura / Superintendência de Ação Cultural / Diretoria de Programas e Articulação Institucional. Cidade Administrativa de Minas Gerais - Prédio Gerais - 5º andar - Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº - Bairro Serra Verde - CEP: 31.630-901 - Belo Horizonte - MG.

Mais informações pelos telefones (31) 3915-2671 / 2670 ou por e-mail: bandasdeminas@cultura.mg.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário