terça-feira, 26 de novembro de 2013

Veja análise das escolas do Vale do Jequitinhinha no Enem

Fontes:

Fonte: Portal Aconteceu no Vale (www.aconteceunovale.com.br) e Blog do Banu.

A equipe do portal Aconteceu no Vale, de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, analisou os números divulgados pelo MEC e relacionou as melhores escolas de nível médio dos Vales do Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri baseado nas médias obtidas no Enem.

Do quadro divulgado, sete escolas se destacaram por obter mais de 600 pontos. São elas o Colégio Diamantinense, com 673,36 pontos, de Diamantina; Colégio Nazareth, de Araçuaí, 644,27 pontos; Colégio Politécnico João Paulo II, de Itamarandiba, com 641,37 pontos;  Instituto Educacional Manuel Luiz Pego, de Capelinha com 625,59 pontos; Colégio Com Dom Fernando Magalhães, de Almenara, com 612, 32  pontos; Colégio Tiradentes-PMMG, de Diamantina, com 605,07 pontos; Colégio Politécnico Dom Luciano, de Capelinha, 604,62 com pontos.

Deste quadro, apenas o Colégio Tiradentes é escola pública. As outras seis são particulares.

Optamos por divulgar em nossa listagem apenas as instituições que obtiveram uma média total acima de 600 pontos.

Comparando as instituições dos três vales, a escola pública que obteve maior média foi o CEFET/MG Campus Timóteo, com média 643.93 ocupando a 1027º no ranking nacional. O Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista obteve a segunda melhor média 613.43 e está na posição 2469º. Já entre as escolas privadas, a melhor média é da Escola Pequeno Príncipe de Teófilo Otoni, que obteve média 682.35 e está na posição 204º do ranking nacional.

Confira a lista completa das instituições aqui.

Vale do Jequitinhonha
No Vale do Jequitinhonha as únicas escolas públicas que obteve uma média acima de 600 foi o Colégio Tiradentes da Polícia Militar e o Colégio Diamantinense obteve a maior média.

Vale do Mucuri
Infelizmente nenhuma escola pública está entre as melhores instituições do Vale do Mucuri. Outro dado importante é que das 7 escolas acima de 600, 6 são de Teófilo Otoni.

Vale do Rio Doce
No Vale do Rio Doce o destaque fica por conta do CEFET/MG Campus Timóteo e o Instituto Federal Minas Gerais Campus São João Evangelista, únicas escolas públicas entre as 28 melhores instituições da região.

Baixo desempenho das Escolas públicas
Infelizmente a realidade da educação pública brasileira é bem complicada. Percebemos, mais uma vez, através desses números do Resultado Enem, que a educação privada ainda está muito superior ao da grande maioria da população, que estuda em colégios públicos.

Nos Vales apenas 3 escolas públicas estão entre as melhores, enquanto as particulares são 39. É mas triste ainda quando olhamos a lista das piores médias, muitas destas instituições são principalmente de cidades do Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

Confira a lista completa das instituições aqui.

2 comentários:

  1. Onde encontro as notas das demais escolas? Como Polivalente e Cen@s?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resultado das demais escolas estão aqui: http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemMediasEscola/

      Excluir