quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dona Amélia, Senhora do Tempo

Homenagem a D. Amélia que por mais de 7 décadas ofereceu o bolo de arroz nas Festas do Rosário dos Homens de Preto em Diamantina. Isso é memória viva- Senhora do Tempo

Amélia, carinhosamente conhecida como D. Amélia. Senhora do tempo, Senhora do Bolo de Arroz, Senhora da caridade. Tua garra D. Amélia sempre encantou a todos os diamantinenses. Mulher de fibra, mulher negra, mulher guerreira. Sua sabedoria não vem dos livros e nem da academia, e tão pouco das universidades, mas sim dos ensinamentos de seus ancestrais negros, gente simples e humilde, que fizeram história no arraial do tejuco.

D.Amélia a senhora sempre nos encanta com o delicioso bolo de arroz distribuído na primeira alvorada, início de cada festa do Rosário dos Homens Pretos. Tradição afro-brasileira e herdada dos bisavós. São memórias e lembranças vivas que Diamantina tem por obrigação preservar e honra em reverenciar. Teu exemplo D. Amélia, de mulher, mãe, avô, bisavô, companheira, amiga e grande apreciadora das manifestações diamantinense, deve ser repassada aos que estão chegando, para que compreendam o sentido do que é ser um povo com identidade própria.

Sua simplicidade D. Amélia é uma virtude e sinônimo de conhecimento. Mestre como a senhora deve ser lembrada, para que aprendamos a valorizar as mais singelas e verdadeiras raízes da terra. Obrigado por existir em nossas vidas e nos corações de cada diamantinense.

Amélia, D. Amélia, heroína, batalhadeira, mulher de verdade, SENHORA DO TEMPO.

Festeiros do Rosário 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário