sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tem início primeiro Festival de História de Diamantina

Fonte: Jornal Do Hoje em Dia - 7/10/2011

Começa nesta sexta-feira (7) e vai até quarta-feira a primeira edição do Festival de História (fHist), que reúne historiadores, escritores, jornalistas e estudantes em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. O encontro tem ampla programação, com 18 mesas de debates, música, teatro, e exposições, além de 13 oficinas gratuitas.

Jornalista e coordenador do festival, Américo Antunes diz que a intenção da organização é que o evento passe a integrar o calendário de encontros culturais do Estado. Além disso, a reunião de historiadores vai permitir o diálogo direto entre público e autores consagrados de livros de História, área que desperta, cada vez mais, o interesse do brasileiro.

“Os temas históricos estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Eles ganharam a literatura, o cinema, as artes e a internet”, diz. Dados do mercado editorial brasileiro mostram a relevância que esses temas estão ganhando. No ano passado, cinco livros com temática histórica ficaram entre os dez mais vendidos no país.

Além de palestras, debates e cursos, o encontro terá uma ampla agenda musical, que inclui apresentações de grupos de seresta de Diamantina, o espetáculo da Vesperata, concertos e shows. O destaque de sexta é um passeio com seresteiros da cidade, que circularão pelas ruas históricas a partir da Praça do Mercado. No sábado, a música fica por conta de Saulo Laranjeira e Saldanha Rolim, que se apresentam no show “Saulo e Saldanha cantam Vandré e Gonzagão”, a partir das 22 horas, na Praça do Bonfim.

No domingo, a programação termina com show de Paulinho Pedra Azul, que comemora seus 30 anos de carreira no palco montado na Praça do Bonfim, a partir das 22 horas. As apresentações têm entrada franca. Na segunda-feira, às 20 horas, na Igreja de São Francisco, acontece o concerto Som da Cidade, com a Orquestra Jovem de Diamantina e a flautista Odette Ernest Dias.

Nesta sexta, a partir das 19 horas, o historiador Boris Fausto, autor de livros clássicos como “A Revolução de 30 - historiografia e história”, faz a aula inaugural na abertura do festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário