terça-feira, 18 de outubro de 2011

Poluição visual

Texto: Antenor José Figueiró - antenor.figueiro@ig.com.br

Nunca concordei com a idéia de que o povo tem o governo que merece. Acredito que por covardia, omissão ou fraqueza ele tolera o governo que se impõe. Sem sombra de dúvidas a melhor forma de governo é a democracia, mas ela também tem falhas, perfeição não existe. Mas, ela tem por obrigação ser ética e moral. Ela precisa ter a inteligência e a ideologia de administrar conflitos (interesses pessoais e financeiros) problemas sociais (drogas, lazer, religião e desemprego).

Todo esse conjunto de palavras fica sem sentido, uma vez que a política é que dita as regras. Diamantina com um município imenso (distritos) com pouca opção de emprego e claro, dignidade para seu povo. Assim fica fácil transformá-lo em cordeiro, vaquinha de presépio com cestas básicas, um saco de cimento, alguma muxibas de carne. Tudo isso mata a existência do senso crítico, ético, moral e religioso (somos seres humanos consumistas e compulsivos na linha limite do rebaixamento a irracionais- somos frutos de nossas ações).

A todo o momento escutamos discursos de nossos políticos (todos, para todos, com todos, de todos), mas quem são esses todos? São ricos e pobres, pretos e brancos, católicos e evangélicos, etc., homens e mulheres, crianças e adultos, motoristas e pedestres, intelectuais e analfabetos, moradores e turistas, público e particular?

Pois é, nossa prefeitura lança mais um projeto: despoluição visual. Bonito, muito louvável, mas o que é poluição visual, quem tem a obrigação de não fazê-la, pra quem irá servir esse projeto?

Com a visão que temos através dos olhos é que sentimos com o coração e que reagimos com o espírito (alma).

Vamos fazer um passeio pela nossa Diamantina e testar nossa visão, nossos sentimentos e nossas reações. Já na entrada nossos corações disparam, ela é simplesmente maravilhosa, nossas praças bem cuidadas, mato e lixo não existem nas ruas, não temos no Centro histórico montagem de palcos gigantes e de estrutura metálica, nossas ruas e becos são dirigidos pela lei do direito de ir e vir sem impedimento de mesas e sombrinhas, tendas plásticas nem pensar, no Mercado Velho os copos e pratos, ali utilizados, são de ágata com propaganda de Diamantina e não de plástico (temos responsabilidade com o meio ambiente). Não temos esgotos a céu aberto, os prédios da prefeitura e Secretaria de Turismo novinhos em folha, urina, droga e sexo ao vivo e de graça nas nossas ruas e praças há muito já foram eliminados do nosso Carnaval, todas as nossas autoridades embaladas pela obrigação primeira de fazer valer os salários que recebem, juntaram e escreveram em conjunto as regras do equilíbrio social.

Desperta Diamantina! Para termos essa bela cidade só poderemos contar com nós mesmos, somos os únicos que a possuir o sentimento e orgulho de viver Diamantina de olhos, corpo, alma e corações abertos. Nossos políticos ainda são frutos e embalados por vaidades. Já algum tempo temos a faculdade de medicina e só agora engrossa a briga pela sua paternidade. Acho que isso já não tem mais importância, realmente importante é o que está sendo feito para recebê-la e para conviver com ela, pois a transformação social e cultural será imensa.

Importante é saber quanta energia e negociação todos os nossos partidos políticos gastarão até o dia 14 de outubro para selecionar e filiar apenas pessoas com discernimento crítico e intelectual para nos representar na Câmara e não uns panguás bons de voto.

PS. Hoje muitos toleram o governo que aí está, mas em outubro de 2012 o seu voto determinará se você merece ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário