terça-feira, 1 de maio de 2012

Cine Mercúrio exibe o ciclo “Mostra de filmes argentinos”

O projeto de Extensão Cine Mercúrio, coordenado pela Prof.ª Dra. Juliana Leal da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH/UFVJM), apresenta, nos dias 02, 09, 16, 23 e 30 de maio, o ciclo Mostra de filmes argentinos que nos apresentará produções consagradas e ganhadoras de vários prêmios, escritas e dirigidas por excepcionais diretores do cinema argentino. Os títulos abordarão desde a história da política argentina até temas polêmicos da sociedade, tais como violência, preconceito, terrorismo, pedofilia, relações de poder, etc..

As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecem sempre às quartas-feiras, no horário das 19h, no Cine Teatro Santa Izabel (Praça Dom Joaquim nº 166, Centro).

O Cine Mercúrio busca fomentar a atividade audiovisual na cidade de Diamantina e a formação de público em cinema e acontece graças a parcerias entre diferentes setores da UFVJM (Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, Diretoria de Relações Internacionais, PROEXC), Programadora Brasil/Minc, Institut Français/Cinemateca da Embaixada da França, Cine Teatro Santa Izabel/SECTUR, Prefeitura Municipal de Diamantina, Escritório Técnico do IPHAN em Diamantina.

Confira o cartaz em anexo!

PROGRAMAÇÃO:

DIA 02/05:

Ay Juancito

(Argentina, 2004; 115 min.) / Direção: Direção de Hector Olivera.

Indicação Etária: 16 anos

Sinopse: Esta é a história da ascensão e queda de Juan Ramón Duarte, único irmão homem da mítica Evita que o exalta e quem, com sua prematura morte, o leva à destruição. Os anos de glória e de crise de Juancito coincidem com o apogeu e a decadência do primeiro governo de seu cunhado, o General Juan Domingo Perón, que o permitiu passar de vendedor de sabão a ser um dos personagens mais influentes do regime, um milionário, o "solteiro mais cobiçado do país".

DIA09/05:

O Segredo dos seus Olhos

(Argentina, 2009; 111 min.) / Direção: Juan José Campanella

Indicação Etária: 16 anos

Sinopse: Benjamin Espósito (Ricardo Darín) acaba de se aposentar como funcionário público na justiça penal argentina. Agora com bastante tempo livre, resolve escrever um livro baseado em um crime que ele mesmo investigou há 25 anos. Com ajuda de sua amiga, ex-companheira de trabalho e antiga paixão, Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil) ele tenta relembrar um passado cheio de mistérios e controvérsias.

DIA 16/05:

Plata quemada

(Argentina, 2000; 125 min.) / Direção: Marcelo Piñyero

Indicação Etária: 18 anos

Sinopse: Dois matadores de aluguel tomam parte de um grande assalto a um caminhão que transporta os pagamentos da cidade de San Fernando e o que parecia ser um trabalho simples se transforma em um massacre, levando-os a fugir para o Uruguai. Escondidos por um mafioso local, eles ficam então à espera de documentos fraudados para que possam ir para o Brasil.

DIA 23/05:

Memória de quem fica

(Argentina, 2004; 100 min.) / Direção: Vários

Indicação Etária: Livre

Sinopse: Dez visões ficcionais sobre o atentado terrorista à sede da AMIA (Asociación Mutual Israelita Argentina), em Buenos Aires, em 18 de julho de 1994. Dez diretores desenvolveram ternas homenagens às vítimas deste episódio que chocou o mundo e marcou para sempre a memória do povo argentino.

DIA 30/05:

A menina santa

(Argentina, 2004; 104 min.) / Direção: Lucrecia Martel

Indicação Etária: 16 anos

Sinopse: Filme que trata de uma adolescente que estuda em uma escola católica e questiona como, quando e onde Deus lhe dirá qual a sua vocação nesta vida. Durante a trama, Amália acaba sendo molestada por um médico chamado Jano (Carlos Belloso) que se encontra hospedado no hotel onde mora com sua mãe, Helena (Mercedes Morán). A partir desse acontecimento inicia-se uma história cheia de mistérios e paixões proibidas.

mostra de maio2012 filmes (1)

Um comentário:

  1. Sugiro que aproveitem a Mostra, já que o cinema argentino é muito bom, acho que temos muito o que aprender com nossos hermanos em matéria de sétima arte. Os 3 filmes da Mostra que eu já vi são excelentes.

    ResponderExcluir