terça-feira, 22 de maio de 2012

Terceiro simulado de Incêndios Florestais é realizado em Diamantina

DSC_1753 (Large)O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou, neste sábado (19), do terceiro Simulado Operacional de Combate a Incêndios Florestais no Parque Estadual do Biribiri, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. Além do Corpo de Bombeiros fizeram parte da atividade integrantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), técnicos do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

A ação foi coordenada pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e faz parte do Plano de Combate a Incêndios lançado pelo Governo de Minas, no último dia 2, e para o qual estão destinados recursos estaduais da ordem de R$ 26 milhões.

Uma equipe de bombeiros realizou um levantamento, em parceria com o IEF, que identificou os melhores pontos de captação de água e chegada das equipes de combate por solo ou pelo ar. De acordo com o tenente Paulo César Ferreira, do Pelotão de Diamantina, a operação que é inédita no batalhão, está mobilizando toda a unidade. O simulado teve ainda o apoio da Prefeitura de Diamantina, o Samu, Copasa, DER, Instituto Biotrópicos e o grupo de escoteiros de Diamantina. No dia 18, o treinamento foi realizado no Parque Estadual da Serra do Papagaio, no Sul de Minas e no dia 11, no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

DSC_1778 (Large)O chamado “teatro de operações”reuniu 65 pessoas e reproduziu todas as condições de uma ocorrência real, desde a identificação dos sinais de fumaça, emissão dos primeiros alertas até a confirmação de um incêndio florestal de grande porte e que exija a participação da Força-Tarefa Previncêndio. Um helicóptero de combate a um incêndio florestal, com a utilização de equipamentos, incluindo um helicóptero. O exercício contou rambém com a participação das polícias militar e civil, além de brigadistas voluntários, empresas e organizações não governamentais que atuam no entorno do Parque.

Os simulados são uma importante etapa de preparação e envolve as diversas organizações parceiras da Força-Tarefa Previncêndio (FTP), que coordena os esforços para o combate a incêndios florestais, especialmente durante o período mais seco do ano, que vai de junho a outubro. Estão previstos também simulados de combate a incêndio no Refúgio de Vida Silvestre do Rio Pandeiros Norte, na região do Alto Médio São Francisco, no dia 31 deste mês; e no Refúgio de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José – Centro-Sul, em Tiradentes, no dia 06 de junho.

Paulo César Ferreira, 2º Tenente BM

Comandante do 3º Pelotão BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário