quarta-feira, 23 de maio de 2012

Festival de Inverno promove eventos preparatórios em Diamantina

Fonte: UFVJM

Como parte da programação do 44º Festival de Inverno da UFMG em parceria com a UFVJM, acontecerão em Diamantina, no próximo sábado, dia 26 de maio, três atividades que integram o evento Imagem Cantos Palavras, com o objetivo de oferecer aos diamantinenses uma amostra das experiências que o Festival proporcionará no período de 15 a 26 de julho. São elas:

- Minicurso no qual se discutirá a questão indígena no Brasil e os desafios da convivência e do aprendizado recíproco entre diferentes modos de vida, tomando como referência produções audiovisuais. Promovido pela Casa dos Cantos e da Escuta e ministrado por sua coordenadora, professora Rosângela de Tugny, da Escola de Música, em parceria com o professor André Brasil, do deptº de Comunicação Social , ambos da UFMG, e coordenador da Casa das Imagens, o minicurso será voltado para professores da rede pública de educação. Serão abertas 40 vagas e o Centro de Educação Infantil (antigo Sesi) sediará o minicurso, no horário das 15h às 17h. Os participantes receberão certificados. Rua Areão, 333, no Rio Grande

- Exibição do filme “Duas aldeias, uma caminhada” (Mokoi Tekoá Petei Jeguatá), dos cineastas indígenas Ariel Ortega, Jorge Morinico e Germano Benites. O filme mostra duas comunidades unidas pela mesma história de convivência conflituosa com os brancos e sua luta pela sobrevivência por meio da venda de artesanatos em face da falta de terras e matas que possam garantir o modo de vida tradicional dos mbyá-guarani. A exibição é parte da programação do chamado Cine Maloca Móvel, atividade que no Festival compreenderá a exibição de filmes em vários pontos da cidade e conta com o apoio do professor André Godinho, da equipe do Cine Mercúrio, da UFVJM. O evento é aberto a todos os interessados e ocorrerá entre 17 e 18h30. Associação do Pão de Santo Antônio – Praça Professor José Augusto Neves, 171 – Rio Grande.

- Inauguração da Casa dos Cantos e da Escuta, com apresentações de músicos da cidade. O local, que pode vir a ser um parque da cidade, abrigará em julho mestres de cinco etnias indígenas – baniwa, krahô, guarani-kaiowá, mbyá-guarani, maxakali – que com seus cantos e refinada capacidade de escuta conduzirão, junto com antropólogos e etnomusicólogos, os grupos de trabalho propostos por essa Casa. O endereço é rua Abílio Barreto, nº 78, Centro. A inauguração está marcada para às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário