sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Coral Unimed-BH se apresenta na Vesperata em Diamantina

Na próxima semana, grupo entoa obras de músicos mineiros do século XVII e XIX

No sábado, 29 de setembro, o Coral Unimed-BH se apresenta pela primeira vez na Vesperata de Diamantina. O Grupo atua há três anos e é formado por mais de 60 integrantes, entre médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH, além de convidados. O repertório contará com músicas instrumentais e eruditas.

A apresentação na Vesperata contempla a última etapa do projeto “Oficina Coral 2012”, que é incentivado pelo Ministério da Cultura e recebe o apoio cultural do Instituto Unimed-BH. A iniciativa prevê a revisão e restauração de partituras de manuscritos musicais de artistas mineiros do século XVIII e XIX.

Durante o concerto no Mercado Velho, as obras resgatadas serão entoadas pelo Coral. Para o maestro Márcio Pontes, a oportunidade é grandiosa. “Com o lançamento do projeto em Diamantina, é possível divulgar a música de compositores mineiros e obter efeitos multiplicadores de propagação, uma vez que várias pessoas serão atingidas”, ressalta.

Programa Cultural

O Coral Unimed-BH integra o Programa Cultural Unimed-BH, que visa a fomentar a produção artística mineira e contribuir para a democratização do acesso à cultura. O Programa, por sua vez, faz parte do Instituto Unimed-BH que, com amparo da Lei Federal de Incentivo a Cultura, capta recursos entre seus médicos cooperados e colaboradores e investe em projetos nos segmentos das artes cênicas e integradas e música instrumental e erudita. Dessa forma, oferece, gratuitamente ou a preços populares, uma programação cultural de qualidade que percorre espaços públicos e privados de Belo Horizonte. Em 2011, foram investidos R$ 4,9 milhões, recursos provenientes da adesão de 3.020 médicos cooperados e colaboradores ao Programa Cultural. Desde 2000, quando foi criado, o Programa captou mais de R$ 21 milhões junto ao público de cooperados e colaboradores, valor integralmente investido nos projetos.

Serviço:

Vesperata de Diamantina

Data: 29 de setembro, sábado

Horário: 19h

Local: Mercado Velho de Diamantina (Rua da Quitanda, s/n – Diamantina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário