Fonte: Jornal O Tempo – 16/09/2012
De Belo Horizonte até Diamantina, o viajante vai se aclimatando à mudança de cenários: o rio que atravessa a ponte de pedra, o velho que fuma o cigarro de palha, as comadres em prosa na rua, o casarões históricos enfileirados em uma vila, o sino que ecoa de uma igreja no alto da colina. Entre uma parada e outra, delícias da culinária mineira para se saborearem em um restaurante à beira da estrada ou um mirante para aproveitar a paisagem. O gostoso de uma viagem é se perder na paisagem e se surpreender sem ter nenhuma pressa. Até que, quando se dá conta, Diamantina surge ao longe no horizonte.
Até o dia 20 de outubro, muitos viajantes irão trilhar esse caminho para participar da Vesperata, um evento típico de Diamantina que revela toda o charme e a musicalidade da cidade histórica. Mas a Vesperata não é o único motivo para uma viagem a Diamantina. De 8 a 18 de novembro, a cidade lança a terceira edição do festival gastronômico Diamantina Gourmet, iniciativa do Sebrae para incrementar o turismo local.
A opção de percorrer o trajeto de carro ou de ônibus é mais prazeroso, mas há quem prefira encurtar o tempo e apanhar um avião da Trip até o destino. Infelizmente, essa terceira opção impede o viajante de apreciar o cenário mais pictórico (e bucólico) da Estrada Real, o Caminho dos Diamantes, por onde passaram os bandeirantes e as tropas de burros que levavam o ouro e o diamante das Gerais para os portos.
Como no evento de 2011, que homenageou o chorinho, o deste ano terá pratos tipicamente mineiros inspirados na musicalidade do Clube da Esquina (leia-se Milton Nascimento, Marilton e Lô Borges, Toninho Horta, Beto Guedes, Flávio Venturini, Tavinho Moura e Fernando Brant, entre outros), elaborados com ingredientes locais inusitados como a palma do inferno.
Foi para evidenciar a vocação musical da cidade - toda a família diamantinense possui, pelo menos, uma pessoa que toca um instrumento ou estuda música - que foi lançado no último dia 4, no Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte, o plano de marketing turístico da cidade, Viva Diamantina. "O projeto criou um foco turístico. Vamos divulgar os atrativos através da vocação musical da cidade", comenta Márcia Betânia, secretária municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário