sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Parque Estadual do Rio Preto está reaberto à visitação

Fonte: IEF MG

O Parque Estadual do Rio Preto será reaberto ao público amanhã, terça (21/09), após passar por reformas para melhorias de sua infraestrutura e de atendimento ao turista. A unidade de conservação está localizada no município de São Gonçalo do Rio Preto na região do Alto Jequitinhonha , é administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e é um dos principais destinos do turismo ecológico no Estado.

Dentre as intervenções realizadas no Parque, destaca-se a implantação do projeto de trilhas que oferecerá mais informações aos visitantes. Os caminhos que tradicionalmente são utilizados para chegar aos principais atrativos turísticos ganharão placas, escadas e suportes para dar mais segurança aos turistas em locais com maior grau de dificuldade.

O projeto de trilhas tem roteiros previamente indicados no plano de manejo e que englobam todas as áreas do Parque abertas à visitação. São eles: dos Mirantes, das Pinturas Rupestres, das Crianças, do Cerrado, da Convivência com a Fauna e Flora e de Praias de Rios e Cachoeiras que englobam os locais existentes no córrego das Boleiras e no rio Preto, como as corredeiras e as cachoeiras do Crioulo e da Sempre-Viva.

Também estão sendo realizadas obras na infraestrutura física da unidade de conservação com a construção de um Centro de Manutenção para os equipamentos da unidade de conservação e um de Pesquisas com laboratório e acomodações. Dois novos pontos de apoio para os funcionários do Parque serão construídos na área de camping e na área conhecida como Chapada. As novas estruturas ainda não tem data prevista de inauguração.

Os recursos investidos no Parque são provenientes de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Ministério do Turismo, por meio do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). No total, serão aplicados cerca de R$ 1,8 milhões.

Riqueza natural
O Parque Estadual do Rio Preto está localizado no município de São Gonçalo do Rio Preto, distante 56 Km de Diamantina, e está inserido no complexo da Serra do Espinhaço. Com uma área de cerca de 10,7 mil hectares, a unidade de conservação abriga diversas nascentes, dentre as quais se destaca a do rio Preto, um dos mais importantes afluentes do Araçuaí que, por sua vez, deságua no rio Jequitinhonha.

Os recursos hídricos privilegiados encontrados na unidade de conservação favorecem a formação de cachoeiras, piscinas naturais, corredeiras e praias fluviais com areias brancas. Entre os inúmeros atrativos turísticos, destacam-se as cachoeiras, as pinturas rupestres e os mirantes naturais.

A cobertura vegetal do Parque é composta, na maior parte, por cerrado e campos de altitude. A fauna é igualmente rica, com a presença de diversas espécies ameaçadas de extinção como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, o tatu canastra e a jaguatirica.
O Parque Estadual do Rio Preto funcionar de terça a domingo e o horário de visitação é de 7 às 17 horas. O telefone de contato é (38) 3531-3919 e o e-mail,
perpreto@meioambiente.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário