Diamantina, 21 de Novembro de 2012 – Será realizado em Inhaí, distrito de Diamantina/MG, entre os dias 23 a 25 de novembro, o 2º Encontro de Cultura das Comunidades Afro Descendentes, com o tema “sou comunidade tradicional”.
O encontro irá discutir a importância das políticas públicas para o segmento das comunidades quilombolas, para que os membros dessas comunidades possam ampliar sua compreensão sobre essas políticas, afirmarem-se cada vez mais como comunidade tradicional e estreitem laços culturais.
Participarão do encontro membros das comunidades de Quartel do Indaiá, São João da Chapada, Mata dos Crioulos e Vargem do Inhaí, que no ano de 2011 também estiveram presentes no 1º Encontro realizado em São João da Chapada, distrito de Diamantina.
Segundo a Secretária de Cultura Turismo e Patrimônio de Diamantina, Márcia Betânia, o 1º Encontro apresentou como resultados a publicização perante órgãos municipais, estaduais, federais sobre a situação sócio-econômica, cultural e dos conflitos vivenciados pelas comunidades.
Sobre o 2º Encontro, a Secretária Márcia destaca que ele buscará avançar na organização política das comunidades na conquista pelos seus direitos.
Já confirmaram presença no 2º Encontro, representantes de entidades governamentais e não-governamentais que atuam na promoção da igualdade racial como o Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES), a Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais (N´Golo), o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial – (CONEPIR), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE).
Paralelamente ao encontro acontecerão mostras de filmes e documentários tematizados na cultura negra, apresentações culturais, e oficinas de hip hop, dança afro, estética africana, capoeira, memória oral, representação do negro na cultura escolar (para professores da rede escolar) e gincanas.
O 2º Encontro de Cultura das Comunidades Afro Descendentes é uma realização da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, da Associação Grande Vitória de São João da Chapada e do Instituto Bateia. Conta com a parceria da Associação dos Agricultores Familiares de Algodoeiro, Bica D‘água, Covão e Região; da Associação dos Agricultores Familiares do Quilombo de Vargem do Inhaí; da Associação Boa Esperança de Quartel do Indaiá e Região. Tem ainda o apoio da Prefeitura de Diamantina; da UFVJM – PROADm e PROEX; do Núcleo de Agroecologia e Campesinato; da Escola Estadual João Cesar de Oliveira; do Fundo Municipal de Políticas Culturais e do Conselho Municipal de Cultura de Diamantina.
PROGRAMAÇÃO DO 2º ENCONTRO DE CULTURA DAS COMUNIDADES AFRO DESCENDENTE:
”SOU COMUNIDADE TRADICIONAL“
Dia 23/11 (sexta-feira)
19:30 hs – Abertura do Encontro
20:00 hs – Palestra: A Importância da criação de Políticas Públicas para o segmento das comunidades quilombolas e tradicionais
Palestrante: Maria do Carmo Silva (Ex-servidora da SEPPIR)
21:30 hs – Apresentação Cultural: Folia de Reis e do Chula de Inhaí
Dia 24/11 (sábado)
08:00 hs – Processo de Construção do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial:
· Apresentação, discussão e aprovação da lei de criação do COMPIR
· Eleição dos representantes
11:00 hs – Palestra: A organização das comunidades quilombolas de Minas Gerais e seus principais avanços
Palestrante: Agda Marina (CEDEFES)
12:00 hs – Intervalo
14:00 hs – Mesa Redonda: Políticas Públicas em Minas Gerais para as comunidades quilombolas - avanços, desafios e perspectivas
Debatedores: Ronaldo Pereira (CONEPIR); Diego Valadares (SEDESE); Cléver Machado
(SEDESE); Ana Carolina Gusmão (SEDESE); Jésus Rosário (N’Golo).
16:00 hs – Intervalo
16:30 hs – Mesa Redonda: Contextualização histórica, ambiental, política e social das comunidades de Quartel de Indaiá, Mata dos Crioulos e Vargem do Inhaí
Debatedores: Prof. Claudenir Fávero (UFVJM); Prof.ª Nadja Murta (UFVJM); Márcia Betânia Oliveira Horta (SECTUR); Ronilda, Flávio e Normandes (lideranças das comunidades)
17:30 hs – Grupo de Trabalho: Formulação do Plano de atuação do COMPIR
Coordenação: Associações comunitárias e Instituto Bateia
18:30 hs – Encerramento dos Trabalhos
20:30 hs – Noite Cultural: Apresentação da Folia de Reis e Grupo de Chula de Quartel do Indaiá; do Grupo de Dança Afro Bantus do Baú; do Grupo Sintonia Hap Total; e Show com Saldanha Rolim
Dia 25/11 (domingo)
08:00 hs – Grupos de Trabalho: Formulação do Plano de atuação do COMPIR
Coordenação: Associações comunitárias e Instituto Bateia
09:30 hs – Palestra Saberes e Fazeres: Uso de plantas medicinais na região de Inhaí
Palestrantes: Representantes da Associação de Vargem do Inhaí
10:30 hs – Mostra Cultural: Apresentação dos resultados das oficinas de hip hop, dança afro, estética africana, capoeira; Apresentação do Terreiro de Candomblé - Mamãe Oxum
12:00 hs – Almoço
14:00 hs – Partida das comunidades.
Serviço
2º Encontro de Cultura das Comunidades Afro Descendentes
Data: 23 a 25 de novembro
Créditos das Imagens: Prefeitura De Diamantina/ SECTUR
Centro de Atendimento ao Turista: Praça JK, 25, Centro - (38) 3531-8060
Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio: Praça Antônio Eulálio, 53, Centro - (38) 3531-9532 turismo@diamantina.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário