No dia 20 de novembro, alunos e professores da Escola Mandacaru comemoraram o Dia da Consciência Negra por meio de ações desenvolvidas pelos alunos bolsistas do PIBID de História.
Durante todo o dia, foram realizadas atividades lúdicas, como jogos originários da África, confecção de máscaras e de cartazes e sessão de cinema com o filme “Kiriku e a feiticeira”.
O Projeto na escola trabalha com o tema “Cultura Africana” e teve início no segundo semestre de 2012 e terá continuidade em 2013.
Consciência Negra
A implementação da Lei 10.639/2003 estabelece novas diretrizes e práticas pedagógicas que objetivam reconhecer a importância dos africanos e afro-brasileiros no processo de formação nacional. O dia 20 de novembro foi escolhido em homenagem a Zumbi de Palmares, não somente por ter sido um símbolo para o povo negro, mas pela sua significação nacional.
Programa de Incentivo à Docência
O Programa de Incentivo à Docência (PIBID) é um programa que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais para que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O referido programa tem como agência financiadora a CAPES ligada ao Ministério da Educação. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
O PIBID/UFVJM de História é coordenado pelo Professor Wellington de Oliveira. Na Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru, tem como Professora Supervisora Márcia Dayrell Botelho e bolsistas, Antonio Mandacaru, Jõao Paulo, Ramon, Kelly Selani e Maria Luiza Vale.
Equipe PIBID/UFVJM/História Mandacaru
Professora Supervisora: Márcia Dayrell França Botelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário