sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Começa o 3º Diamantina Gourmet, que homenageia ao Clube da Esquina

Fonte: Estado de Minas

Programação Cultural do III Festival de Gastronomia e Cultura - Diamantina GourmetInspirado no Clube da Esquina, movimento que marcou a MPB contemporânea, o 3º Festival de Gastronomia e Cultura Diamantina Gourmet começa hoje. Foram programados cursos , debates e roteiro de restaurantes, além de shows com integrantes do Clube. Esta noite, o compositor Márcio Borges participará da abertura oficial do evento, no Teatro Municipal Santa Isabel. A Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina vai se apresentar.

“Temos uma relação afetiva de muitos anos com Diamantina, desde a época em que frequentávamos o sítio do Fernando Brant na cidade. Éramos jovens, gostávamos de passear e de tocar nos bares de lá”, conta Márcio. Sentinela, canção de Milton Nascimento e Fernando Brant, foi inspirada na famosa serra diamantinense. Em 1971, uma foto que se tornaria famosa, tirada nas ruas capistranas, reunia o ex-presidente Juscelino Kubitschek, ilustre filho da terra, e os jovens músicos Milton, Márcio, Lô Borges e Brant.

Show e quitanda

Neste sábado, Márcio e Telo Borges se apresentam com Fernando Brant no Mercado Velho. Domingo, às 8h, Márcio bate ponto no Café do Beco, evento tradicional que reúne quitandeiras, artesãos e cantores de Diamantina. Dia 18, no encerramento do festival, ele fará show ao lado dos irmãos, Marilton e Telo. “Estou contando as horas para chegar lá. A cidade tem um clima maravilhoso”, diz o compositor.

Quinta-feira, será a vez dos “herdeiros” do Clube da Esquina: Rodrigo Borges e Gabriel Guedes, filhos de Marilton Borges e de Beto Guedes, se apresentarão no Mercado Velho. “Esse evento é uma grande oportunidade de levar o som do Clube tanto para as pessoas que já o conhecem quanto para as novas gerações”, diz Rodrigo.

Para ele, a principal herança do movimento é a sonoridade. “Minhas composições, assim como as do Clube, são sofisticadas devido a elementos harmônicos elaborados. Mas elas também são extremamente pop”, ressalta.

O evento diamantinense homenageia os 40 anos do disco Clube da Esquina. Os pratos oferecidos por 11 restaurantes se inspiram em canções como Cravo e canela, Pão e água e Um gosto de sol, entre outras. São eles: Al Árabe, Apocalipse, Deguste, Diamante, Espaço B, Fino Trato, Gringo’s, Meio Tom, Pousada do Garimpo, Pousada Relíquias do Tempo e Recanto do Antônio.

Idealizado pela Associação Diamantinense das Empresas Ligadas ao Turismo, o festival é promoção cultural do Estado de Minas, TV Alterosa e da Rádio Guarani. Também faz parte das ações do Minas Viva, projeto dos Diários Associados.

Programação

l Sexta-feira
10h – Teatro Municipal Santa Isabel. Exposição: Clube da Esquina (em cartaz até dia 17)

19h30 – Teatro Municipal Santa Isabel. Abertura oficial. Com Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina e Márcio Borges
l Sábado
18h30 – Teatro Municipal Santa Isabel. Documentário Clube da Esquina (sessões nos dias 15, 16 e 17)
19h30 – Mercado Velho. Show Bares da vida, com Márcio Borges, Fernando Brant e Telo Borges
l Domingo
8h – Café no Beco. Com Márcio Borges
l Dia 15
19h30 – Mercado Velho.
Show de Rodrigo Borges e Gabriel Guedes
l Dia 16
19h30 – Mercado Velho.
Show de Celso Moreira
e Chico Amaral
l Dia 17
19h30 – Mercado Velho. Show de Beto Lopes e Wilson Lopes
l Dia 18
12h – Mercado Velho. Encerramento. Show
de Marilton, Márcio
e Telo Borges
. Os eventos têm entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário