segunda-feira, 7 de março de 2011

Chuva desanima foliões em Diamantina

Fonte: UAI

Diamantina – A chuva e a garoa comandaram o ritmo do carnaval ontem em Diamantina, no Alto Jequitinhonha. Por causa do clima, foliões deram adeus à cidade e voltaram para casa na manhã, antecipando a quarta-feira de cinzas. Mas há quem também pouco se importou com a queda da temperatura. Muitos turistas, que conhecem a fama da boa folia do município, disseram que não vão abandonar o barco antes do fim oficial do carnaval.

Mesmo com a chuva fina e a temperatura em torno dos 20 graus, 12 amigos, entre eles cariocas, gaúchos, pernambucanos e paulistas, vestiram sungas e resolveram fazer um churrasco no meio da rua no Centro Histórico. “Não está frio, está agradável. Vamos curtir ao máximo a festa, porque aqui está bom demais”, afirmou o gaúcho Felipe Regato Lunes, de 23 anos.

Quem ficou teve muito o que aproveitar e ainda conta com uma maratona de programação que promete mandar o frio embora. Na tarde de ontem, 13 blocos, ao som das antigas marchinhas de carnaval, passaram pelas ladeiras e becos da cidade. Hoje, o forte serão as atrações com o samba. Além de a Bartucada e Batcaverna subirem ao palco, no Mercado Velho, levando muito batuque, rodas de samba e outros grupos prometem arrastar a multidão.

Já os desiludidos com São Pedro, além de reclamar das águas de março, que atrapalharam a folia, cancelando a apresentação de blocos, como o infantil Rato Seco, previsto para a tarde de ontem, a falta de luz e o valor de R$ 2 para o uso do banheiro público também irritaram os visitantes em uma das festas mais tradicionais de Minas Gerais.

“Está frio demais. Não dá para ficar com esse tempo, por isso resolvir ir embora”, contou a bióloga Camila Oiko, de 28 anos, que ontem voltou para BH. As amigas Graziele Sena, de 30, e Patrícia Machado, de 22, também não esperaram a quarta-feira de cinzas. “São 40 pessoas na casa que ficamos, que, com a chuva, não saíam muito. Faltou água e eram dois banheiros. Foi um caos”, contou Patrícia. Na noite de sábado, um raio caiu próximo da estação da Cemig, deixando o município sem luz, como explica a secretária de Cultura, Turismo e Patrimônio da cidade, Márcia Betânia. Segundo ela, até a manhã de ontem, muitas residências distantes do Centro Histórico ainda sofriam com a falta de energia.

Foliões também reclamaram do preço cobrado para uso dos banheiros públicos. “Isso é um absurdo. Nunca imaginei que pudessem cobrar um preço desse”, disse Emanuela Soares, de Goiânia.

Um comentário:

  1. Carnaval de Diamantina precisa ser repensado! Muitos interesses financeiros e pouco compromisso com a segurança das pessoas que fazem o dia a dia dessa cidade acontecer, pessoas que trabalham, compram e merecem todo o direito de ir e vir... Nota zero para a Prefeitura de Diamantina. Os portais de entrada melhoraram o q no carnaval? Quarta feira de Cinzas, o largo Dom Joao cheio de lixo. O Centro impedido e cidadãos que aqui vivem e moram com dificuldades para entrar no centro e ir ao banco.
    Precisamos de uma prestação de contas da prefeitura, quanto arrecadou? Quem foram as pessoas que tiveram bancas? Os menos favorecidos foram atendidos???
    Se nao mudar a maneira de fazer carnaval, proponho que a Prefeitura pague hospedagens para os cidadaos de Diamantina passarem o carnaval em outra cidade, onde o direito do socesso seja garantia.

    ResponderExcluir