quinta-feira, 7 de abril de 2011

Organização da vesperata gera polêmica

Fonte: Super Notícia. 07/04/2011, com dica do Blog do Banu

Prefeitura irá abrir licitação para aumentar o acesso ao evento; associação não concorda

A tradicional Vesperata - evento musical que agita a cidade de Diamantina, na região do Alto Jequitinhonha - virou alvo de polêmica entre a população e a prefeitura do município, tombado como patrimônio da humanidade.

O impasse começou após a abertura de uma licitação, publicada com o objetivo de concentrar a comercialização do espetáculo nas mãos de uma única empresa - atualmente, a venda é realizada por 12 hotéis da cidade. "Nossa intenção é democratizar o acesso da população de Diamantina e dos turistas à Vesperata. Hoje, apenas uma parcela do público pode contemplar o espetáculo", destacou a secretária municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Márcia Betânia.

A Vesperata ocorre há 13 anos, de março a outubro. Com um cenário que valoriza os casarões, o público é acomodado em mesas dispostas na rua. Das sacadas, as bandas Mirim - coordenada pela prefeitura - e da Polícia Militar apresentam um repertório musical variado. O problema é que, hoje, nem todos têm acesso às mesas, demarcadas por um cordão de isolamento. "Existe um poder da rede hoteleira, o que inviabiliza o acesso ao evento", afirmou o presidente da Associação Diamantina Viva (ADV), Francisco Pimenta Nominato, que defende a entrada livre no evento.

Para o escritor Wander Conceição, que é contrário à licitação, a "terceirização" da Vesperata ocasionaria a perda do valor cultural. "Infelizmente, o evento se tornou um comércio. Estamos perdendo suas características".

Licitação
De acordo com a Prefeitura de Diamantina, a licitação será aberta na próxima terça-feira (12). A expectativa é que a empresa vencedora comece a administrar o evento já no próximo mês. A Associação Diamantina Viva (ADV) promete acionar o Ministério Público contra a abertura da licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário