sexta-feira, 29 de abril de 2011

Turismo de Vilarejo em Cuiabá

Fonte: Turismo de Vilarejo

Cuiabá é um vilarejo com aproximadamente 100 moradores, localizado a apenas 8 km da sede do município de Gouveia. O que mais atrai os olhares de quem visita este lugar são as serras que a rodeiam, o sossego do lugarejo, a hospitalidade e receptividade de seu povo, permanecem ao longo do tempo por ter sido sempre rota de passagem de tropeiros vindos de Diamantina. Por tradição, tem por hábito o acolhimento das pessoas que por ali passam com um jeitinho mineiro, todo especial.

Os moradores do vilarejo afirmam que a origem do nome Cuiabá se refere a uma estória que se passou há alguns séculos. Um desses viajantes que tinha a cidade de Cuiabá no Mato Grosso como destino, ao passar pelo vilarejo se encantou de tal forma com o lugar e sua hospitalidade, que desistiu de prosseguir e fixou residência no lugar, criando gerações de filhos e netos no local.

Todas essas características de seu povo estão ligadas a uma grande devoção e religiosidade dos moradores. As principais festas da região são de origem sacra e a cultura local é muito voltada aos princípios católicos.

O distrito está encravado numa baixada, chamada “Depressão de Gouveia”, rodeado por serras, que compõem a Serra do Espinhaço, hoje Reserva Mundial da Biosfera. Diversas formações rochosas são vistas do local com formatos variados que criam imagens nas rochas e enriquecem a paisagem. Administrativamente, Cuiabá faz parte da microrregião do Alto Jequitinhonha. Geograficamente, está localizado na micro-bacia do Rio Paraúna, afluente do Rio das Velhas, que por vez, pertencente à Bacia Hidrográfica do São Francisco. Possui belezas naturais, sendo ponto de partida para os mais diversos tipos de passeios: caminhadas, cicloturísticos e cavalgadas. No vilarejo encontram-se condutores de visitantes para realizar passeios diários com os visitantes que pretendem conhecer mais a região.

Clique aqui para saber mais.

3 comentários:

  1. Ainda existe história com "e"?

    ResponderExcluir
  2. Acho que estória existe. Veja o link:
    http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao.php?palavra=est%F3ria&id=5341

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, estória com "e ", há mais tempo, significava fatos inventados, e com h (história), fatos reais.
    Com o tempo, aboliu-se isso, integrando a palavra história a qualquer um dos significados.
    Mas, venham cá, bisneta de Francisco Dória (do Cuiabá) como sou, venho pedir-lhes que atentem também a comentarem sobre o vilarejo em si, para enriquecermos o papo aqui. beijim a todos.

    ResponderExcluir