quarta-feira, 14 de março de 2012

Prefeitura de Diamantina inaugura Feira Livre do Largo Dom João

Fonte: Prefeitura de Diamantina

IMG_4427A Prefeitura de Diamantina inaugurou neste domingo, 11/03, a Feira Livre do Largo Dom João. É a primeira feira livre do Brasil que é administrada via pessoa Jurídica com fins sociais, em seu primeira dia ela contou com a presença de 38 Associações de Produtores Rurais e Artesão, 3 Associações Comunitárias e 1 Instituição Filantrópica para levar a população Diamantinense, região e aos turistas, produtos da agricultura familiar, artesanato, gastronomia e música. Este trabalho está sendo feito por meio de parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Secretaria de Desenvolvimento Social, Emater, Procaj, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicatos dos Produtores Rurais, UFVJM, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Câmara Municipal e principalmente as Associações de Produtores e Artesãos do município.

A cerimônia de inauguração da Feira contou com a presença do prefeito, Padre Gê, do Deputado Federal, Saraiva Felipe, Superintendente da Codevasf, Dimas Rodrigues, secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Marcílio Almeida, Gerente Regional da Emater, Geraldo Durães, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Valdomiro Simião, representantes de associações de produtores rurais e secretários da administração municipal.

O secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Marcílio Almeida afirmou que a Feira Livre do Largo Dom João é a primeira feira só de associações no Brasil e vem cumprir promessa do atual governo, valorizando o pequeno e médio produtor rural. “O objetivo da Feira é criar alternativas por meio do Associativismo e Cooperativismo para que o agricultor familiar e o artesão tenham várias formas de comercializar seus produtos e valorizar seu trabalho por meio da geração de renda para eles”, disse o secretário.

Durante a cerimônia de inauguração, o Deputado Federal, Saraiva Felipe ressaltou a importância deste espaço para a população e produtores rurais e comentou que este, provavelmente, será um local muito visitado pelos munícipes.

O Superintendente da Codevasf, Dimas Rodrigues, saudou o publico presente parabenizando a administração municipal pela implantação da feira e informou que o município esta recebendo duas patrulhas mecanizadas para atender as demandas dos agricultores e produtores rurais.

O prefeito Padre Gê, falou da importância da Feira Livre do Largo Dom João para os pequenos produtores e para agricultura familiar. Logo após o discurso, o prefeito declarou aberta oficialmente a Feira Livre do Largo Dom João.

Logo no primeiro dia de feira os produtores ofereceram uma grande variedade de produtos caseiros como sucos naturais, produtos hortigranjeiros, doces, compotas, bolos, tortas, pães e biscoitos e massas caseiras.

A Feira Livre do Largo Dom João destina-se a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar e terá a participação de associações de produtores rurais e comunitárias. A administração da feira será da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. A Feira Livre irá funcionar todo domingo, das 7 da manhã ao meio dia.

Os produtores e associações interessados em participar da Feira, podem obter mais informações na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, no Centro Administrativo Municipal. Rua da Gloria, 394, centro. Telefone: 3531-9250

Nenhum comentário:

Postar um comentário