sábado, 17 de março de 2012

Ginástica para Todos ganha adesão de adultos e jovens de Diamantina

Fonte: Agência Minas – 16/03/02012 – clique aqui

A iniciativa do Governo de Minas em estabelecer parceria com as prefeituras de todas as regiões do Estado, com o objetivo de incentivar e criar oportunidades para a prática de atividades físicas e de lazer orientada em espaço público, está sendo bem aceita nos municípios já contemplados pelo Programa Ginástica para Todos. Coordenado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) em parceria com a Federação Mineira de Ginástica (FMG), o programa ganhou em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, a adesão de crianças e jovens, além de adultos que por iniciativa própria ou por recomendação médica estão buscando alternativas para ter uma vida mais saudável.

A instalação de um conjunto de oito equipamentos na Praça Sagrado Coração, próxima ao Largo Dom João, no centro de Diamantina, agradou o comerciante Oliveira Rodrigues dos Santos, 69 anos. Diariamente, preferencialmente nos finais de tarde, o comerciante utiliza os equipamentos para a prática de exercícios físicos em substituição a quatro quilômetros de caminhada que fazia anteriormente.

“Fazer exercícios utilizando os equipamentos instalados na praça tem me proporcionado melhor qualidade de vida. Isso porque movimento todas as partes do corpo e me sinto melhor, tanto no que se refere à condição física como a disposição para continuar trabalhando. Estou satisfeito com a iniciativa do Governo do Estado, uma vez que é preciso incentivar a população a ter uma vida saudável”, observa o comerciante.

Por recomendação médica, a dona de casa Maria José Alves Pereira, de 56 anos, também passou a utilizar os equipamentos do Programa Ginástica para Todos para a prática de exercícios físicos. Diariamente, ela aproveita os passeios de finais de tarde com o neto Thiago Augusto para praticar exercícios físicos.

Maria José revela que no início deste ano, durante viagem ao Nordeste, sentiu-se mal e ao procurar um cardiologista tomou conhecimento de que está com problemas de pressão alta. Logo que retornou a Diamantina, obteve a confirmação de um médico de que está com a pressão alta e, aliado ao uso de medicamentos, foi orientada a praticar exercícios físicos.

“Com a instalação dos equipamentos do Programa Ginástica para Todos em espaço público, tenho mais facilidade para seguir as recomendações médicas, aliando a prática de exercícios físicos com a natação que já vinha praticando anteriormente. Aproveito os finais de tarde para, desde cedo, incentivar meu neto a ter uma vida saudável. Afinal, a obesidade infantil tem se tornado um problema de saúde pública”,  diz Maria José.

A contabilista Adenilse de Fátima Ribeiro também elogia o Programa Ginástica para Todos, iniciativa que o Governo de Minas tem procurado difundir no Estado em parceria com as prefeituras. Ela destaca o fato do Programa aliar campanhas de saúde à instalação de equipamentos de ginástica em ambientes públicos e diz que ele tem funcionado como um importante estímulo para que a população passe a praticar exercícios físicos com regularidade. “Muitas pessoas não têm condições financeiras para pagar uma academia de ginástica e, com os equipamentos instalados em praças públicas, basta disposição para que crianças, jovens e adultos pratiquem exercícios com regularidade”, conclui Adenilse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário