terça-feira, 20 de março de 2012

Vesperata inicia temporada 2012

Fonte: Prefeitura de Diamantina

Das mesas bem servidas, o público ouve o soar dos instrumentos das bandas. Em meio ao público as batutas dos maestros bailam na regência de um repertório que vai do clássico ao popular. Das sacadas e janelas dos casarões coloniais, os músicos vão além, brincam com os sons, se deixam levar pela apresentação, e levam sua emoção para o público que retribui aplaudindo, soltando a voz e até arriscando alguns passos de dança. Assim é a Vesperata de Diamantina!

Na Vesperata é fácil se deixar envolver pela acústica, pelo ritmo, pela harmonia. O cenário é centenário, e a iluminação amarelada dos lampiões lhe confere um caráter aconchegante e nostálgico. Cada detalhe do casario colonial parece acompanhar o ritmo do espetáculo, a exemplo dos gradis das sacadas, uns com formas leves e delicadas e outros com formas densas e fortes, que inspiraram a marca da Vesperata. Não importa de onde se assista o evento, a acústica da Rua da Quitanda mistura e propaga o som de cada instrumento, como uma verdadeira “concha acústica”, brindando a cada expectador com um verdadeiro espetáculo musical.

Nem tão inédita assim é a pratica de dispor músicos nas sacadas dos casarões de Diamantina. Na cidade que respira música, a prática já era recorrente em meados do século XIX, mas foi reeditada a fim de criar um produto cultural que expressasse as potencialidades culturais de Diamantina no pleito ao titulo de Patrimônio Cultural da Humanidade, conquistado com mérito e louvor em 1999.

Entrando em sua 15ª temporada anual, a Vesperata contará com 15 apresentações oficiais, distribuídas entre os meses de março a outubro. Encampada pela Administração Municipal, é objeto do projeto “Vesperata Para Sempre”, que busca o permanente aperfeiçoamento do evento turístico cultural, reconhecido e premiado no ano de 2010, durante o Salão de Turismo Roteiros do Brasil, como responsável pela sustentabilidade cultural do município.

COMERCIALIZAÇÃO DAS MESAS

A Agência de Viagens e Turismo Minhas Gerais é a responsável pela venda das mesas da Vesperata de Diamantina na temporada de 2012. Oferece atendimento presencial em seu escritório, situado em sala comercial no Centro de Diamantina, e também disponibiliza canais de atendimento por telefone e online com emissão de voucher. Oferece ainda roteiros de ecoturismo, turismo de aventura, pedagógico, científico e cultural, além de serviços agregados, reservas de hotéis, transfers (aeroportos) e venda de pacotes.

Consulte o mapa de localização de mesas e escolha a sua!

CONTATOS

Agência de Turismo Minhas Gerais

Rua da Quitanda, prédio 8 - sala 9, Centro – Diamantina/MG

Telefone: (38) 3531-5213

(38) 3531-1667

Email: faleconosco@minhasgerais.com

Site: www.minhasgerais.com

Horário de Atendimento: Segunda a Sábado 13 às 17 horas.

FICHA TÉCNICA

COORDENAÇÃO GERAL

Prefeitura Municipal de Diamantina - Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio

COMERCIALIZAÇÃO E PRODUÇÃO EXECUTIVA

Agência de Turismo Minhas Gerais

BANDAS DE MUSICA

Banda Municipal Prefeito Antônio de Carvalho Cruz

Regente - Édson Soares de Oliveira

Banda do 3º Batalhão de Policia Militar de Minas Gerais

Regente - Sub-Ten. Ailton Avelino Bonfim

MESTRE DE CERIMÔNIA

Fernanda Guerra

SERVIÇOS DE GASTRÔNOMIA

Café à Baiúca

Esquina da Quitanda

Fazzoty

HS Alimentação

Pastel e Cia

APOIO

ADELTUR

Secretaria de Estado de Turismo

Governo de Minas

AGRADECIMENTOS AOS PROPRIETÁRIOS DE SACADAS

Artesanato do Vale

Associação Comercial e Industrial de Diamantina

Biblioteca Antônio Torrês – IPHAN

Boutique Cirilo

Clube Acayaca

Dr. Jamir de Jesus Oliveira

Escritório Despachante Contábil

Família Araújo

Passos Rocha Segurança

Pousada Beco do Motta

Serviço

Vesperata de Diamantina 2012

Data: Março a Outubro de 2012

Centro de Atendimento ao Turista: Praça JK, 25, Centro - (38) 3531-8060

Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio: Praça Antônio Eulálio, 53, Centro - (38) 3531-9532 turismo@diamantina.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário