domingo, 27 de novembro de 2011

No novo ano de Um pé de quê?, Regina Casé segue a Estrada Real

Fonte: O Globo

Nada aqui lembra a cansativa monotonia de nossas florestas de carvalhos e de pinhos; cada árvore tem, por assim dizer, um porte que lhe é próprio". Relatos como esse, do botânico Auguste de Saint-Hilaire, serviram de inspiração para Regina Casé trilhar o caminho da atual temporada de "Um pé de quê?", que estreia na quarta-feira, às 20h, no Canal Futura. Motivada pelas impressões do francês, a atriz e apresentadora seguiu a Estrada Real, do Rio de Janeiro a Minas Gerais, para mostrar em seis episódios as plantas e as pessoas descobertas e registradas pelos viajantes naturalistas do século XIX.

No novo ano da atração, dirigida por Estevão Ciavatta, plantas como a famosa guiné (usada em garrafadas) e o tingui, utilizado até como sabão e remédio para doenças de pele, são apresentadas ao telespectador. Ao contrário das outras temporadas, explica o diretor, arbustos passaram a dividir espaço com as árvores nos capítulos.

Já falamos dos naturalistas viajantes desde o primeiro ano do programa, mas nunca nos dedicamos totalmente ao tema. Aquela foi uma época importante para nossa formação e para o conhecimento da flora brasileira, de onde brotam costumes e hábitos explica Estevão, contando que o "Um pé de quê?" já "catalogou" 130 espécies desde sua estreia, em 2004: Neste ano, decidimos abrir mais o leque. Falamos de arbustos, plantas usadas para chá e remédios.

Empolgada com a viagem, Regina conta que sempre gostou muito do trabalho de Saint-Hilaire. O botânico teria se impressionado mais, $, pelo percurso do Rio de Janeiro a Minas Gerais, refeito pela atração, passando por cidades como Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras e, principalmente, Diamantina, onde a apresentadora sempre quis ir.

Tínhamos pouco tempo e resolvemos que seria Diamantina. É uma região com um tipo de vegetação que eu não conhecia. As montanhas são diferentes, o tipo de pedra, as plantas que dão ali são incríveis... Saint-Hilaire tem um livro específico sobre o distrito dos diamantes, como a cidade era chamada. Peguei para ler de noite, no dia em que cheguei, e fiquei encantada com tudo: comércio, rios, cachoeiras... Viajo desde os anos 70 e lá é um lugar diferentão lembra Regina.

Na estreia, o Pau-Pereira é a estrela. A cada semana, uma planta é relacionada a um tema ligado à viagem dos naturalistas de outrora. Mas a apresentadora não volta seu olhar apenas para a flora. A cidade também chama sua atenção:

Em Diamantina, tirei fotos, vi a variedade de tecidos, chapéus e postei no meu perfil pessoal no Facebook que estava encantada com o comércio local. Aí, de noite, lendo o livro, como eu falei, vi que Saint-Hilaire dizia a mesma coisa! Que ficou impressionado com o comércio, que não deixava nada a desejar à Inglaterra... Isso é a cara do "Um pé de quê?". Nós vamos lá para falar sobre as árvores, e elas é que nos apresentam tudo.

2 comentários:

  1. Fernando Gripp, bom dia. Vc sabe quando será exibido o programa gravado em Diamantina?

    ResponderExcluir
  2. Locanda,
    O programa vai ao ar ás quartas (22 horas) e domingo (19 horas).
    Inté+

    ResponderExcluir