quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Primeiro encontro das comunidades afrodescendentes em Diamantina

Fonte: Prefeitura de Diamantina

Comunidades quilombolas se reunirão para discutir temas como identidade, território e direitos, ainda este ano, em São João da Chapada

I Encontro de Cultura das Comunidades Afro-descendentes (1)A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina realizará o 1º Encontro de Cultura das Comunidades Afrodescendentes: identidade, território e direitos entre os dias 2 e 4 de dezembro, em São João da Chapada, distrito de Diamantina/MG. O evento tem como objetivo informar as comunidades de Quartel do Indaiá, São João da Chapada, Mata dos Crioulos e Vargem do Inhaí sobre a importância do reconhecimento e posicionamento enquanto parte da cultura quilombola da região. Esses grupos se reconheceram como remanescentes quilombolas e manifestaram o interesse em buscar a certificação e o reconhecimento pelo Governo Federal. Dessa forma, o encontro focará em temas voltados para os direitos que possuem os afrodescendentes e quais as políticas e instrumentos existentes para assegurá-los.

Para a secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Márcia Betânia, o encontro tem importância histórica para o povo negro de Diamantina. “Este é o primeiro evento que busca a organização das comunidades quilombolas na cidade, embora já existam políticas públicas para esse assunto há vários anos. Com isso, pretendemos dar visibilidade para uma Diamantina que poucos conhecem, que faz parte da matriz cultural que abastece a cultura diamantinense e diz respeito exatamente à ancestralidade deste povo”, comenta.

Na cerimônia de abertura (2/12), será realizada uma mesa de discussão relacionada aos temas: Quem somos nós e porque estamos aqui? e A construção dos direitos do povo negro. Serão três dias de trocas de experiências entre as comunidades. Além disso, estarão presentes diversas instituições que lutam pela manutenção da cultura quilombola e pela defesa de seus direitos, como a Federação Estadual das Comunidades Quilombolas em Minas Gerais, o Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva – CEDEFES, o INCRA, a coordenadoria de Políticas Pró-Igualdade Racial e antropólogos.

Também serão realizadas feiras com mostra de artesanatos da região; apresentações culturais, como a dança Chula, as pastorinhas; e também uma visita ao Quartel de Indaiá, no domingo (4/12), a partir das 9h.

O evento conta com a parceria da Associação dos Agricultores Familiares de Algodoeiro, Bica D'água, Covão e Região; da Associação dos Agricultores Familiares do Quilombo de Vargem do Inhaí; da Associação Boa Esperança de Quartel do Indaiá e Região e da Associação Grande Vitória de São João da Chapada. Tem ainda o apoio da Sec. Municipal de Educação; da Sec. Municipal de Desenvolvimento Social; da Sec. Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural; da UFVJM - PROAD e PROEX; da EMATER e IDENE; da PROCAJE; da Promotoria de Justiça de Diamantina; do Instituto Bateia e Escola Estadual Gov. Juscelino Kubitscheck.

Serviço

1º Encontro de Cultura das Comunidades Afrodescendentes: identidade, território e direitos Data: 2 a 4 de dezembro

Local: São João da Chapada, distrito de Diamantina – MG

(Os encontros acontecerão na Escola Estadual Governador Juscelino Kubitscheck)

Nenhum comentário:

Postar um comentário