segunda-feira, 23 de abril de 2012

Prêmio de Música das Minas Gerais é lançado em Diamantina

O lançamento oficial na cidade será no próximo dia 25. As inscrições para o prêmio são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 28 de maio.

Após Ouro Preto e Sete Lagoas é a vez de Diamantina receber o lançamento da primeira edição do Prêmio de Música das Minas Gerais. O evento será nesta quarta-feira (25.04), às 20h30, no Teatro Santa Isabel. Participarão da solenidade o músico e curador do projeto, Emílio Pieroni; a secretária de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, Márcia Betânia Oliveira Horta; o prefeito da cidade, Geraldo da Silva Macedo; o gerente geral do Grupo Pássaro Verde, José Eustáquio Guido; o gestor do Prêmio pela Espaço Ampliar, Luciano Paiva e convidados. A cidade também receberá uma das etapas eliminatórias, realizada no dia 30 de junho.

O Prêmio, que já está com as inscrições abertas desde o último dia 14, irá selecionar, em todo o estado, bandas/artistas com composições inéditas. O objetivo é revelar novos talentos no cenário musical mineiro, dos mais variados segmentos, incentivando a troca de experiência entre os artistas, além de contribuir para a divulgação da produção musical mineira.

Sobre o edital – Os interessados deverão ficar atentos às orientações contidas no edital. Para se inscrever, é preciso observar alguns critérios, dentre eles: composições originais inéditas e executadas em língua portuguesa, exceto músicas instrumentais; cada banda/grupo poderá participar com uma única música; o tema das composições é livre. As inscrições encerram-se no dia 28 de maio, podendo ser realizadas pelo site www.premiodemusicaminas.com.br ou Correio. Nos dois casos é necessário o preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada no endereço eletrônico.

Eliminatórias - Serão selecionadas, ao todo, 45 bandas. A curadoria ficará a cargo do músico Emílio Pieroni, com reconhecida atuação na área. O resultado da primeira fase será divulgado no dia 11 de junho. Os classificados serão divididos e se apresentarão, na fase eliminatória, em cidades que fazem parte do roteiro cultural de Minas, além de Diamantina, Viçosa (11 de agosto), Ouro Preto (8 de setembro) e a grande final em Sete Lagoas (22 de setembro).

Para compor o júri serão convidados músicos e artistas de diversas cidades mineiras. A premiação será dada aos nove primeiros colocados. Os três primeiros serão premiados com uma quantia em dinheiro, uma viagem, além da participação no CD, que terá todas as músicas selecionadas. Os CD´s serão distribuídos para os participantes do júri, imprensa e envolvidos no mercado musical. O Prêmio de Música das Minas Gerais é realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo Grupo Pássaro Verde, com gestão da Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos.

Sobre o Grupo Pássaro Verde - No entendimento de que o envolvimento da sociedade com projetos culturais agrega valores fundamentais para o desenvolvimento humano, social e econômico, o Grupo Pássaro Verde assume o compromisso de levar projetos culturais aos seus diversos públicos, por meio das artes cênicas, literatura, cinema e música.

O Grupo acredita que, ao incentivar a cultura junto às comunidades das quais está próximo, contribui para a formação de um público crítico e antenado, que formará, em um futuro breve, cidadãos melhores. Para o cumprimento destes objetivos, as empresas do Grupo Pássaro Verde, utilizam de mecanismos de incentivo fiscal como fonte principal para o apoio e financiamento de tais projetos.

O "Prêmio de Música das Minas Gerais", lançado em 2012, vem agregar ao portifólio de projetos do Grupo, mais uma iniciativa que visa aproximar as comunidades da arte, além de revelar e despertar novos talentos.

A Ampliar - Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos atua, há mais de seis anos, na realização de festivais de música em todo o interior do estado. Dentre os projetos recentes estão Festival de Inverno de Itapecerica; Festival de Inverno de Vespasiano; Festival de Música de Conceição do Mato Dentro; Festival Cultural de Pouso Alegre; na capital, o Festival do Japão em Minas Gerais, dentre outros.

Serviço:

Diamantina recebe lançamento de Prêmio de Música das Minas Gerais

Data: 25 de abril (quarta-feira)

Horário: 20h30min

Local: Teatro Santa Isabel – Diamantina

Entrada Franca

Período de Inscrições para o Prêmio: até 28 de maio

Resultado primeira fase: 11 de junho

Outras informações: www.premiodemusicaminas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário