Para:Presidenta Dilma Roussef, Reitoria da UFVJM, Conselho Universitário da UFVJM, Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.
Há pelo menos dois séculos que o Vale do Jequitinhonha vive o circulo vicioso de migração-pobreza-migracão, conseqüência de um processo de absoluto abandono do Estado Brasileiro, seja aquele do Brasil Colonial ou do Brasil Independente. A expectativa de ruptura com tal processo histórico perverso nasceu das políticas sociais do governo Lula, particularmente com a instalação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nela, foram depositados os melhores anseios de um Vale com redução das desigualdades sociais, expansão do leque de profissionais capazes de atrair investimentos sustentáveis e de suprirem demandas tanto da iniciativa privada como da esfera pública, de modo a favorecer que esta última efetive suas políticas públicas comprometidas com o desenvolvimento regional.
Entretanto, a orientação do atual Governo Federal – instalação de pólos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em cidades de outras regiões - frustra todo o povo do Jequitinhonha e Mucuri, fazendo-o (re) experimentar o gosto amargo da indignação, o sentimento de desrespeito e de extração do que legitimamente lhe pertence para usufruto de outrem, tal como ocorreu com seus diamantes e ouro no Brasil Colonial.
Com este horizonte, estamos mobilizados para que a nossa mais nova pedra preciosa – a UFVJM –se consolide e expanda no território para o qual ela foi originalmente criada: os Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Se a sede da Universidade na região está em Diamantina, falta contemplar ainda as cidades pólos do Alto Jequitinhonha (Capelinha/Minas Novas), Médio Jequitinhonha (Araçuaí/Itaobim) Baixo Jequitinhonha (Almenara/Jequitinhonha/Pedra Azul).
Este é um apelo racional: a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri deve pertencer à sua região.
Esta é a nossa luta e convidamos você a dela participar, enfileirando-se conosco pelo bem do Jequitinhonha e Mucuri.
Ao Governo Federal, à Reitoria da UFVJM e representantes políticos, solicitamos encarecidamente: deixe a nossa pedra preciosa consolidar-se nas terras que são as suas e refletir seu brilho nos olhos de sua gente.
Pela descentralização da UFVJM com implantação de campus em cidades do Vale do Jequitinhonha e Mucuri!
Por uma Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e comprometida com o desenvolvimento sustentável do Jequitinhonha e Mucuri!
Pela participação popular nas definições do planejamento estratégico da UFVJM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário