quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Papa saúda seminaristas de Diamantina

Fonte: Rádio Vaticano

Castelgandolfo, 10 ago - Bento XVI recebeu essa manhã cerca de 2 mil pessoas no encontro semanal das quartas-feiras, em Castelgandolfo, onde está passando um período de descanso.

Em sua breve catequese, ele hoje dissertou sobre Santa Clara de Assis, a fundadora das irmãs clarissas, de quem a Igreja celebra a festividade amanhã, 11 de agosto.

“Nesse mundo acelerado em que vivemos, as comunidades monásticas, verdadeiros oásis do espírito, nos lembram a necessidade do silêncio em nossas vidas, para alcançarmos a autêntica harmonia espiritual e voltarmos nossos olhos a Deus” – disse.

Saudando os fiéis e turistas que falam inglês, Bento XVI cumprimentou os grupos do Canadá, dos EUA e da ilha de Guam, (Oceano Pacífico), que estão indo a Madri para participar da JMJ. A eles, o papa lembrou também os Santos Lourenço, Clara e Edith Stein: “Que seu exemplo e intercessão nos ajudem a praticar silentes a oração e a contemplação”.

Em alemão, o papa reiterou que os mosteiros são lugares onde Deus fala de uma maneira especial com as pessoas. O claustro reflete a ordem e a harmonia, ao mesmo tempo em que está aberto para o céu. Aqui, a beleza da criação é visível, brilha através do jardim; o silêncio, na natureza da vida monástica, é completamente dedicado a ouvir e ver. “O silêncio também nos ajuda a sermos mais receptivos à Palavra de Deus e a aprofundar nosso relacionamento com Ele”.

Em seguida, o pontífice saudou calorosamente os peregrinos de língua espanhola. A audiência de hoje teve participação maciça de latino-americanos, inclusive brasileiros. Assim, o papa falou também em português:

“Saúdo com alegria os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente os Escoteiros de São Félix da Marinha em Portugal e os seminaristas brasileiros da Arquidiocese de Diamantina. Esforçai-vos por descobrir o valor do silêncio como condição para o recolhimento interior, para poder escutar a Deus. Que a Virgem Maria possa ensinar-vos a amar o silêncio e a oração. Ide em paz!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário