sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Affonsinho e Diamantina

Fonte: Museu do Clube da Esquina

“Eu sou o Affonsinho, Afonso Eleodoro dos Santos Junior, nasci em Belo Horizonte, no dia 07 de março de 1960. (…) O meu pai é de Diamantina.  Minha mãe compunha em casa. Ela não sabe harmonia, mas ela fazia música enquanto estava arrumando a casa ou cozinhando. E a gente tinha um tio chamado Jequitaí que foi maestro da orquestra da Polícia Militar. E minha mãe levou hoje o spalla da sinfônica, que é Márcio Malard, meu primo, minha mãe o levou pra orquestra da Polícia Militar por causa desse tio, o Jequitaí que era maestro. Então essa orquestra formou grandes músicos que estão hoje na sinfônica: o Márcio Malard, o Watson Clis, todos estudaram na orquestra da Polícia. Então a minha mãe compunha sem saber teoria musical. Meu pai não, meu pai escreve. Depois dos 80 ele resolveu virar escritor, já lançou uns oito livros, enquanto está no Instituto Histórico. Agora, o meu bisavô, meu pai costuma brincar que ele foi a primeira agência de publicidade do Brasil porque ele era de Diamantina, chamava-se Zeca Bento. Inclusive nos livros de Diamantina contam histórias dele, toda a vez que eu vou tocar lá, em Festival de Inverno, fico pensando se ele está por ali em algum lugar. Porque ele é um cara que tinha muito valor. Ele era diabético, acho que teve 11 filhos, ou nove filhos, não sei; naquela época o pessoal tinha muitos filhos. E ele perdeu uma perna por causa da diabete, então andava em Diamantina de muleta. Você imagina, andar em Belo Horizonte de muleta já é difícil, aqui as coisas já são mais planas, imagina em Diamantina que é tudo paralelepípedo. É, e subida e descida. E ele ia, ganhava a vida fazendo jingle em Diamantina nessa época, mas de que forma? Assim, por exemplo, cantava em casamento, cantava em enterro, cantava em batizado, fazia jingle pra padaria. Por exemplo, a padaria estava com uma promoção lá de pão mais barato hoje, aí ele ia pra praça lá com o violãozinho dele, com a muleta e cantava: “Padaria do seu Correia, não sei o que lá”, entendeu? Então papai brinca que ele foi a primeira agência de publicidade porque isso foi em 1800 e sei lá, 1860, 1870, há muito tempo. Tem essa tradição de Diamantina ser aquele negócio da boemia, de serenata, então eu acho que vem um pouco daí.”

Clique aqui para ler o depoimento completo e acessar o interessante Museu do Clube da Esquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário