sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Inquisição e fé, Prestes, Olga e a construção da História no fHist

Fonte: fHist

Luiz Mott, Ronaldo Vainfas e Daniel Aarão Reis estão entre o time de renomados historiadores que também já confirmaram presença no Festival de História – fHist, em Diamantina, que acontecerá entre os dias sete e 12 de outubro. Luiz Mott estará na mesa “Inquisição e fé”, quando abordará as perseguições religiosas durante o período colonial. Professor do programa de pós-graduação em História da Ufba, ele tem vasta obra sobre a homossexualidade no Brasil - como o livro “Sexo, Proibido: Virgens, Gays e Escravos nas garras da Inquisição” - e é militante histórico da causa dos direitos dos homossexuais.

O historiador carioca Ronaldo Vainfas é também autor de livros capitais sobre a sociedade colonial e a Inquisição ibero-americana, entre os quais “Trópico dos pecados” e “A heresia dos índios: catolicismo e rebeldia no Brasil colonial”. No fHist, entretanto, a mesa de Vainfas terá como tema “Construir a História”. Professor titular de História Moderna da UFF e membro do Conselho Editorial da Revista de História da Biblioteca Nacional – RHBN, ele é profundo conhecedor da História colonial, onde buscou as raízes para entender o presente, e sua obra é leitura obrigatória nos cursos de História.

Com a autoridade de quem foi organizador, juntamente com Jorge Ferreira, da antológica coleção “As esquerdas no Brasil”, o professor de História Contemporânea da UFF, Daniel Aarão Reis, é convidado confirmado da mesa “Prestes e Olga”. Os movimentos revolucionários, aliás, constituem a sua área de pesquisa. É de sua autoria “Ditadura militar, esquerdas e sociedade”, bem como “História do Anarquismo no Brasil”, que organizou junto com Rafael Borges Deminicis. Na mesa do fHist, uma das 18 do Festival, Daniel falará do contexto histórico das esquerdas no Brasil, em cujo âmbito floresceram personagens carismáticos como Luiz Carlos Prestes e a sua companheira Olga Benário.

INSCRIÇÕES ABERTAS – As inscrições para o fHist foram abertas no dia 15 de agosto e podem ser feitas exclusivamente pelo site oficial www.festivaldehistoria.com.br. A inscrição para participantes é de R$ 80,00 e para estudantes R$ 30,00. As vagas são limitadas à capacidade da Tenda dos Historiadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário