Discutir ações reais que viabilizem o desenvolvimento sustentável. Este é o foco do 2º Seminário sobre Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O evento acontecerá no próximo dia 13 de setembro, no Auditório Nereu Ramos, em Brasília, realizado pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal.
Investimentos em infraestrutura, educação, cultura, artesanato, músicas, teatro e políticas sociais, compõem a pauta. Segundo o deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG), idealizador do evento, a idéia é a continuidade do projeto iniciado em 2003 quando foram apresentadas as demandas do nordeste mineiro ao debate nacional.
- Agora queremos a inclusão das propostas de interesse regional na agenda de desenvolvimento do país - explicou.
PROGRAMAÇÃO
Durante o seminário serão realizadas três Mesas Redondas sobre vários temas.
1ª Mesa Redonda: Infraestrutura Logística, Energética, Social e Urbana
Expositores: prefeito de Itamarandiba, Tom Costa, Presidente da AMAJE; prefeito de Araçuaí, Aécio Silva Jardim, presidente da AMEJE; Prefeito Euder Mendes, de Divisópolis, presidente da AMBAJ; prefeito Henrique Luiz da Mota – presidente da AMUC; prefeito de Jequitinhonha, Roberto Botelho, presidente da UMVALE; Maria José Haueisen Freire - prefeita de Teófilo Otoni.
Debatedores: Prefeito de Itaobim, João Pereira; Senador Clésio Andrade; DNIT; Ministério da Integração Nacional; Ministério dos Transportes.
A mesa será coordenada pelo deputado Ademir Camilo (PDT/MG).
2ª Mesa Redonda - Desenvolvimento Industrial, Comercial, Turismo e Social,
Expositores: Fernando Pimentel, Ministro da Indústria e Comércio; Ministério do Desenvolvimento Social; Ministério do Desenvolvimento Agrário; BNB; Idene.
Debatedores: Representante da Contag, Fetaemg; ZPE.
A mesa será coordenada pelo deputado Leonardo Monteiro.
3ª Mesa Redonda - Cultura e Educação
Expositores: Ângela Freire, presidente da Fecaje; Gonzaga Medeiros, presidente do Instituto Vale Mais; Agrutevalel e MEC.
Debatedores: Reitor da UFVJM Pedro Ângelo; o reitor do IFNMG, Paulo César Azevedo; o professor João Antônio, da UFMG.
A mesa será coordenada pelo deputado Fábio Ramalho.
O seminário será encerrado com uma intervenção cultural apresentado por artistas dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário