quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Fogo continua destruindo em Diamantina

Autor do texto: Leonardo Pinheiro, Cidadão Diamantinense – 04/08/2011 – 17 horas

Após 3 dias, fogo que consumiu mais de 400 hectares do Pau de Fruta - Reserva Manancial de Águas de Diamantina - continua seu rastro de Destruição, agora rumo a Região da Fazenda Natureza e dos Marques.

Desde a última terça-feira, 02/08, a queimada de "limpeza de pasto" iniciada na margem direita da BR 367 (sentido Diamantina-Gouveia) altura do Km 600, e que tomou proporções devastadoras, consumindo boa parte da Reserva Manancial de Abastecimento de Águas de Diamantina (Pau de Fruta da COPASA), continua seu rastro de destruição, agora rumo a Fazenda Natureza e dos Marques.

Graças ao trabalho da Brigada de Incêndio da COPASA, o fogo dentro da Reserva foi controlado na tarde de ontem, 03/08, após consumir mais de 400 hectares de vegetação e ocasionar a morte de milhares de espécies (perdizes, siriemas, raposas, cobras, passarinhos, etc). A Reserva Nativa da Fazenda Altitude Máxima, com diversas nascentes, também foi salva, graças ao trabalho de combate de seus proprietários e funcionários.

Porém a queimada continua, com a força do vento, agora rumo a Fazenda Natureza e dos Marques, sem ninguém para impedir, nada de Corpo de Bombeiros, de IEF, de IBAMA, de ICMBio, IGAM, de Polícia Florestal, de Prefeitura, nada de de secretarias de meio ambiente, ONGs, de Conselhos ou qualquer outro tipo de intervenção ou ajuda.

Listei abaixo diversas mensagens que me foram encaminhadas após meu primeiro texto, as quais agradeço o apoio. Saliento a primeira delas, do Funcionário do IEF Sr. Gabriel Ávila, único que teve a coragem de se expor, prestar alguns esclarecimentos e que relata toda a dificuldade que o Orgão enfrenta em nossa região. Até entendo alguns pontos, porém não concordo com algumas questões levantadas, tais como:

a) Não entendo porque considera a área da Reserva Manancial de Água de Diamantina, o Pau de Fruta da COPASA, "Particular" uma vez que a mesma provém a toda a sociedade, um elemento fundamental e mais do que necessário. A COPASA pode até ser uma empresa de capital público/privado, mas seu serviço é essencial a todos. Além disto, a água é um bem universal e deve ser protegido a todo custo, por todos! Além disto, é dever sim dos órgãos acima listados, zelar pela fauna, flora e água em qualquer tipo de propriedade, público ou particular. Vocês como Servidores Públicos pagos pela sociedade, não podem querer se justificar que "já tem muitos parques para tomarem conta" e se eximir da responsabilidade pelo que ocorre fora deles;

b) O trabalho de conscientização escolar não é apenas função do IEF, e sim de todos as instituições acima listadas. Se cada uma delas fizesse sua parte, com certeza teríamos uma cultura e educação diferentes em nossa região. A cultura de queimadas já era relatada com pesar e preocupação por Saint Helaire, respeitado botânico francês que percorreu nossa região no século XIX e escreveu grandes relatos sobre o que encontrou;
c) Acredito que seja possível sim investigar, encontrar o local onde a queimada teve início e punir exemplarmente o responsável, basta o trabalho de perícia, mas isto não é função do IEF, e sim da Polícia Ambiental. A impunidade é o que alimenta esta prática que se repete todos os anos;

d) O IEF deve sim é buscar se aproximar dos proprietários rurais, ser parceiro, colaborador, esclarecedor. Se a fama hoje é de ser "cerceador do desenvolvimento regional" parte se deve a atuação extremamente burocrática em seus procedimentos (eu mesmo experimentei toda esta burocracia ao averbar a reserva em nossa propriedade); outra parte se deve ao carater "punitivo", ou seja, sempre que o IEF vai de encontro a algum produtor rural é para multa-lo;

e) Com relação ao Corpo de Bombeiros, talvez eles até sejam parceiros do IEF, mas não dos proprietários rurais. Em todas as vezes que eu solicitei ajuda da corporação, nunca fui atendido de forma eficiente, e esta constatação é geral junto a toda sociedade rural.

f) Faço minhas as palavras do colega Leonardo Andrade, que indaga na mensagem anexada abaixo, para que serve o Grupamento Aéreo de Combate a Incêndios de Curvelo-MG??? E mais, devido a proximidade com tantos parques (Sempre-Vivas, Biribiri, Itambé, Rio Preto, Peruaçu, Cabral) não seria mais estratégico este grupamento estar localizado em Diamantina???

Bom, enquanto fico aqui divagando, o fogo continua fora de controle e com certeza irá arder noite afora...

2 comentários:

  1. A inércia dos órgãos compotentes é inacreditável, mas confere com a da justiça. Que país queremos para nossos filhos!

    ResponderExcluir
  2. Ontem à noite, o fogo continuava a queimar de forma gigantesca a entrada da cidade,nas proximidades do pau de fruta. Lá do Bairro Casas Populares, próximo ao Bom Jesus podia se avistar as labaredas cortarem uma grande extensão. Realmente onde estão os Bombeiros e a Brigada de Combate a Incêndio de Curvelo?

    ResponderExcluir