quinta-feira, 28 de julho de 2011

Acontece no Festival de Inverno

Fonte: UFMG

28 de julho – quinta-feira

18h – ‘Mesa radiofônica’- Debate com as presenças de José Augusto Mannis (UNICAMP), Rodolfo Caesar (UFRJ), Carlos Palombini (UFMG)  e Janete El Haouli (UEL).

Nesse encontro serão apresentadas idéias, conceitos, experiências e propostas diversas sobre a mídia radiofônica, desde seu surgimento até atualidade, tendo destaque as pesquisas e reflexões desenvolvidas por Pierre Schaeffer na França. Após o debate, haverá o lançamento do livro ’Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e técnica das artes-relé, 1941–1942’, de Pierre Schaeffer  (1910–1995), editado por Sophie Brunet e Carlos Palombini (FAPEMIG, 2010).

Aberto ao público

- Lançamento do livro: ‘Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e técnica das artes-relé, 1941-1942’, de Carlos Palombini

A Editora UFMG e as Edições Allia lançaram simultaneamente em setembro do ano passado, no Brasil e na França, o livro Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e técnica das artes-relé, 1941-1942, primeiro trabalho teórico importante de Pierre Schaeffer, escrito em Marselha sob a Ocupação, no qual se preparam a arte radiofônica de 1943, a música concreta de 1948, a pesquisa musical de 1958 e o Traité des objets musicaux de 1966.

Classificação etária: 14 anos

Local: Conservatório Estadual Lobo de Mesquita

Acesso livre

19h30 – Desaboio – Saulo Alves e banda

O show é a tentativa de descrever criticamente o momento em que a cultura do cerrado se afasta do contato com a natureza, com o seu tempo e de si própria e assim, num aboio torto, segue numa falsa direção. Ao mesmo tempo, intenta trazer à tona a cultura de Minas Gerais, mostrando também as mazelas e contradições - e também acréscimos e contribuições, por que não? - da modernidade.

Classificação etária: 10 anos

Local: Teatro Santa Izabel

Acesso: senhas trocadas por 1 kg de alimento não perecível

21h – Cobra Coral – show musical

Formado pelos violonistas e compositores Flávio Henrique, Kadu Vianna e Pedro Morais, e pela cantora Mariana Nunes, a proposta do Cobra Coral é o   formato acústico com três violões, quatro vozes e ricos arranjos vocais . No repertório canções como ‘E o que for já é’  [Kadu Vianna e Pedro Morais],  ‘Tristesse’ [Milton Nascimento e Telo Borges], ‘A Rede’ [Lenine], ‘Cobra Coral’  [Caetano Veloso e Wally Salomão], ‘Falso Milagre do Amor’ [Ed Motta e Ronaldo Bastos] e ‘Pássaro Pênsil’ [Flávio Henrique e Carlos Rennó].

Classificação etária: 14 anos

Local: Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

Ingressos a 10,00 (inteira) e 5,00 (meia)

[Meia-entrada extensiva a todos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário