terça-feira, 26 de julho de 2011

Cine Mercúrio exibe o ciclo de filmes “Amor à Francesa”

cine mercurio agosto 2011O projeto de Extensão Cine Mercúrio, coordenado pela prof.ª Juliana Leal da Faculdade de Ciências Humanas (FCH/UFVJM), apresenta, nos dias 03, 10, 17, 24 e 31 de agosto, o ciclo de filmes “Amor à Francesa”, comuma temática clássica e sempre atual na história do cinema: as várias facetas do amor. São filmes que abordam os romances felizes, os trágicos, os dramáticos, os convencionais e os anti-convencionais, bem como trata da questão do amor manipulado, o perdido e o de época. Versam também sobre as paixões destruidoras, o pecado do amor, a atração dos opostos e o amor da mulher.

As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecem sempre às quartas-feiras, no horário das 19h, no Cine Teatro Santa Izabel (Praça Dom Joaquim nº 166, Centro).

Obs: Após cada sessão, será promovido um debate sobre o filme exibido.

O Cine Mercúrio busca fomentar a atividade audiovisual na cidade de Diamantina e a formação de público em cinema e acontece graças à parcerias entre diferentes setores da UFVJM (Faculdade de Ciências Humanas, Diretoria de Relações Internacionais, FCBS, PROEXC), Programadora Brasil/Minc, Cinemateca da Embaixada da França, Cine Teatro Santa Izabel/SECTUR, Prefeitura Municipal de Diamantina e Escritório Técnico do IPHAN em Diamantina.

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 03/08:

Má Fé

(França, 2006; 88 min.) / Direção: Roschdy Zem

Indicação etária: Livre

Sinopse: Clara, judia, e Ismael, muçulmano, são um casal feliz até o dia em que ela engravida. A relação do casal passará, então, por duras provas e terá de achar seu caminho entre o peso das tradições, os reflexos identitários e outras pressões familiares.

Dia 10/08:

A outra

(França, 2009; 97 min.) / Direção: Patrick Mario Bernard

Indicação etária: Livre

Sinopse: Anne-Marie se separa de Alex. Ela quer manter sua liberdade, mas ele deseja ter uma vida conjugal verdadeira. Eles se separam sem briga e continuam a se ver. Porém, quando fica sabendo que Alex tem una nova namorada, Anne-Marie fica louca de ciúme e cai num mundo inquietante, repleto de sinais e ameaças.

Dia 17/08:

7 anos

(França, 2007; 86 min.) / Direção: Jean-Pascal Hattu

Indicação etária: 14 anos

Sinopse: Maité é casada com Vincent que acaba de ser condenado a 7 anos de prisão. A única intimidade entre eles está na troca de cartas e nas visitas semanais. Um dia, um desconhecido a encontra ao sair da prisão. Ele se chama Jean, e a seduz, tornando-se seu amante. Mais tarde ela descobre que Jean é guarda na prisão em que Vincent se encontra preso.

Dia 24/06:

O Amor Está no Ar

(França, 2005; 103 min.) / Direção: Rémi Bezançon

Indicação etária: Livre

Sinopse: Yann Kerbec avalia as capacidades dos pilotos com simuladores de voo, em situações extremas. Mas Yann tem um problema: ele tem pavor de avião. Aos 30 anos, desenrolando o fio de seu trauma, com nostalgia e humor, tenta fazer um balanço de suas histórias de amor fracassadas em razão de sua fobia.

Dia 31/06:

A bela e a fera

(França, 1946; 93 min.) / Direção: Jean Cocteau

Indicação etária: Livre

Sinopse: Era uma vez... um mercador arruinado que vivia com suas três filhas, as orgulhosas, Félicie e Adelaide e, a doce e bondosa, Bela. Certa noite, o mercador perdeu-se na floresta e roubou, para oferecer à Bela, uma das rosas da propriedade da Fera, criatura de aparência e estatura nobre, mas de rosto e mãos animalescos. Surpreendido pela Fera, o mercador submete-se a uma difícil imposição: para que sua vida seja salva uma de suas filhas deve ser sacrificada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário