sábado, 16 de julho de 2011

Começa domingo o 43° Festival de Inverno da UFMG em Diamantina

Fonte: Prefeitura de Diamantina

A terceira parada do 43° Festival de Inverno da UFMG – Zonas de Interferência é Diamantina, onde será realizado de 17 a 29 de julho, depois de Tiradentes (8 a 10 de julho) e Cataguases, cuja abertura foi dia 14 de julho. Com o tema Radioplastia, o Festival será aberto dia 17, às 17 horas, no Teatro Santa Izabel, que fica na Praça Dom Joaquim, nº 520, Centro. Logo após a solenidade, às 18 horas acontece a apresentação do grupo local, As Pastorinhas, e em seguida às 18h30 o grupo paranaibano SerTão Teatro apresenta o espetáculo Flor deMacambira. Para encerrar a noite, uma das tradições de Diamantina, a Vesperata, acontece às 20 horas na Rua da Quitanda. Todas as atrações do dia são gratuitas.

Todas as atrações, divididas nas áreas de artes audiovisuais, artes cênicas, artes plásticas, artes literárias e artes musicais, trabalharão dentro da proposta de utilizar a radiodifusão como ferramenta e suporte do processo criativo. Esse módulo tem como parceira a Rádio UFMG Educativa e coordenação do professor da Escola de Belas-Artes da UFMG, Fabrício Fernandino, que também é coordenador geral do Festival.

As duas semanas de Festival levam a cidade uma densa programação. Nas artes cênicas, Grupo Galpão, de Belo Horizonte, a Cia. Razões Inversas e Denise Stoklos, de São Paulo, Clowns de Shakespeare do Rio Grande do Norte, são alguns dos destaques. Na música, Trio Amaranto, Cleber Alves e Carlos Malta integram a programação. A programação conta ainda com exposições e lançamentos de livros. A lista completa da programação segue abaixo.

Já as 35 oficinas, que abrangem todas as áreas das artes, oferecem mais de 700 vagas. As inscrições permanecem abertas até início do módulo.

O Festival que em 2011 passa por cinco cidades, já esteve em Tiradentes, e até o dia 24 acontece também em Cataguases. A programação encerra com o módulo de Belo Horizonte e Brumadinho (Inhotim), que acontece entre 25 de julho e 7 de agosto.

Acompanhe diariamente aqui no Passadiço Virtual a programação do Fetival

7 de julho – Domingo

17h – Abertura do 43º Festival de Inverno da UFMG em Diamantina

Local: Teatro Santa Izabel

18h – As Pastorinhas

Classificação etária: livre

Local: Espaço Cultural Mestra Ambrosina - Teatro Santa Izabel

Entrada franca

18h30 – Flor de Macambira - Coletivo Teatral SerTão Teatro

Classificação etária: livre

Local: Praça Doutor Prado

Acesso livre

20h – Vesperata

Classificação etária: livre

Local: Rua da Quitanda

Acesso livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário