quarta-feira, 27 de junho de 2012

Anglo American promove Workshop de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais em Diamantina

 

O evento é uma ação integrante da parceria entre o governo de Minas Gerais e a empresa para combater e prevenir incêndios no Parque Estadual da Serra do Intendente

A Anglo American, um dos maiores grupos de mineração do mundo, promoverá, no dia 29 de junho, o Workshop de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais na Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no município mineiro de Diamantina. O evento é a primeira ação  fruto da parceria firmada em maio entre a empresa e o governo do Estado de Minas Gerais com o objetivo de prevenir e combater incêndios no Parque Estadual da Serra do Intendente. O local, com cerca de 13.500 hectares, é um dos maiores expoentes de biodiversidade em Minas Gerais e encontra-se localizado no município de Conceição do Mato Dentro, a aproximadamente 160 km de Belo Horizonte.

O workshop contará com debates e seis palestras sobre temas como as condições climáticas e ocorrência de incêndios florestais na região Alto Jequitinhonha, localizada no nordeste mineiro, e o Plano de Ação 2012 de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, lançado em maio pelo governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia. As palestras serão ministradas por representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Anglo American.

“Entendemos que a prevenção e o combate a incêndios florestais é um assunto sensível e de grande relevância para Minas Gerais especialmente devido ao número de ocorrências no Estado. Estamos cientes dessa importância e comprometidos com o desenvolvimento de um bom trabalho no Parque do Intendente. A realização do workshop é o primeiro passo dessa jornada”, ressalta o gerente geral de Desenvolvimento Sustentável da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American, José Centeno.

Devido ao convênio firmado com o governo de Minas Gerais, a empresa está investindo R$ 600 mil, que serãoaplicados em ações de prevenção e controle, capacitação, infraestrutura e logística, comunicação, fiscalização, investigação e combate a incêndios no Parque do Intendente. Com o investimento, o parque ganhará uma brigada de incêndio, formada por aproximadamente 40 pessoas, equipamentos, veículos e sistema de videomonitoramento. Além disso, serão realizados programas de educação ambiental voltados para as comunidades vizinhas ao local.

O plano de ação 2012 do governo, que conta com investimentos totais de R$ 26 milhões, tem como objetivo principal a redução do número de ocorrências de queimadas nas 75 unidades de conservação (UCs) de Minas Gerais e a agilização das respostas de combate ao fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário