segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cine Mercúrio exibe o ciclo “Cinema e Cidade”

image

O projeto de Extensão Cine Mercúrio, coordenado pela Prof.ª Dra. Juliana Leal da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH/UFVJM), em parceria com a coordenação geral do Festival de Inverno da UFMG de 2012 apresenta, nos dias 06, 13, 20 e 27 de junho, o ciclo Cinema e Cidade que terá como objeto de debate longas e curtas metragens ganhadores de vários prêmios. Os títulos abordarão histórias reais e fictícias sobre algumas cidades brasileiras de uma forma bastante didática e cômica, mostrando personagens que, de alguma forma, representam o povo brasileiro.

As sessões, GRATUITAS e abertas ao público, acontecem sempre às quartas-feiras, no horário das 19h, no Cine Teatro Santa Izabel (Praça Dom Joaquim nº 166, Centro).

O Cine Mercúrio busca fomentar a atividade audiovisual na cidade de Diamantina e região e também a formação de público em cinema. Isso acontece graças a parcerias entre diferentes setores da UFVJM (Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, Diretoria de Relações Internacionais, PROEXC), Programadora Brasil/Minc, Institut Français/Cinemateca da Embaixada da França, Cine Teatro Santa Izabel/SECTUR, Prefeitura Municipal de Diamantina, Escritório Técnico do IPHAN em Diamantina.

 

PROGRAMAÇÃO:

DIA 06/06

Paisagem Útil

(Brasil, 2009; 11 min.) / Direção: Lygia Santos

Indicação etária: Livre

Sinopse: O curta retrata a Avenida Antônio Carlos, que corta vários bairros da cidade de BH. A diretora fez uma campanha pedindo à população imagens amadoras que eles tivessem da via. O resultado é um ensaio que mescla imagens de arquivos de telejornais brasileiros com cenas gravadas por meio de celulares. A história é construída coletivamente, ao mesmo tempo em que revela a relação pessoal da diretora com a avenida.

O céu sobre os ombros

(Brasil, 2010, 71 min.) / Direção: Sérgio Borges

Indicação etária: Livre

Sinopse: Três histórias reais de personagens urbanos: uma transexual que é professora e prostituta; um jovem atleticano, skatista e partidário do movimento Hare Krishna; e um homem escritor, desiludido, que vive às custas da mulher e da mãe.

DIA13/06

Recife Frio

(Brasil, 2010, 24 min.) / Direção: Kleber Mendonça Filho

Indicação etária: Livre

Sinopse: Estranha mudança climática faz Recife, na região nordeste do Brasil, passar a ser uma cidade fria. O documentário de uma TV estrangeira examina os efeitos da mudança em toda uma cultura que sempre viveu em clima quente.

Avenida Brasília Formosa

(Brasil, 2010, 85 min.) / Direção: Gabriel Mascaro

Indicação etária: Livre

Sinopse: Este documentário mostra os sonhos e desejos de pessoas que movem e dão vida a esta narrativa. Anseios que se entrelaçam nas histórias de Fábio, que é cinegrafista e garçom; Débora, uma manicure que quer tentar uma vaga no Big Brother Brasil; e ainda, do pequeno Cauan, de 5 anos, fã do Homem Aranha.

DIA 20/06

Rap – O canto da Ceilândia

(Brasil, 2005, 15 min.) / Direção: Adirley Queirós

Indicação Etária: 10 anos

Sinopse: Em Brasília, 1971, é instituída a CEI – Campanha de erradicação de invasões. Quatro rappers da cidade, mais de 30 anos depois, discutem esse acontecimento.

A cidade é uma só?

(Brasil, 2011, 73min.) / Direção: Adirley Queirós

Indicação etária: Livre

Sinopse: Além de Brasília, são cinco os personagens principais da história. Nancy narra um passado que se repete desde a origem da capital: a especulação territorial/imobiliária.

DIA 27/06

Os Residentes

(Brasil, 2010, 120 min.) / Direção: Tiago Mata Machado

Indicação etária: Livre

Sinopse: Instalados em uma nova zona autônoma temporária, os residentes passam os dias entre pequenos complôs lunáticos, farsas quixotescas e delírios rimbaudianos e resistem em seus autoexílios, às margens de um mundo perdido para a poesia.

Praça Walt Disney

(Brasil, 2011, 21min.) / Direção: Sergio Oliveira e Renata Pinheiro

Indicação etária: Livre

Sinopse: Uma abordagem diferente sobre a vida urbana contemporânea que reflete a sociedade brasileira. O documentário descreve ao mesmo tempo um bairro, uma cidade e um país. O lugar real: Boa Viagem, Recife, Pernambuco, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário