A Barra da Cega é uma região rural distante 2 Km de Milho Verde, distrito do Serro / MG.
Na Barra das saias bordamos com aplicação de tecidos, a arte que vem do olhar as cores e formas do cerrado.
Na Barra das saias bordamos com aplicação de tecidos, a arte que vem do olhar as cores e formas do cerrado.
Foi com Maria José que tudo começou. Nas oficinas do Encontro Cultural do Instituto Milho Verde. Ela aprendeu a bordar com tanta alegria que ainda hoje ouvimos o som das suas risadas mansas! Chamou a filha, sobrinha, comadres e vizinhas. O chamado chegou até o Baú, região quilombola distante 2 km da Barra da Cega. Elas trouxeram tantas cores do lado de lá do rio Jequitinhonha. Foi uma mistura afro-mineira. A nordeste da Barra da Cega está a Fazenda Santa Cruz, a margem do rio Jequitihonha e podemos avistar lá longe a estradinha cortando montanhas trazendo as mulheres de lá.
Elas se cumprimentam uma a uma, dão "bença", as crianças arrumadinhas do lado. E ponto a ponto o tecido cru fica tão bonito no colo delas. As mãos seguram pequenas agulhas e recortam florzinhas num movimento novo, desconhecido. A força que é preciso na enxada, o corpo já acostumou.
Elas gostaram da idéia de fazer o blog. Estão sempre animadas com novas encomendas e por isso queremos que vocês nos chamem, de todas as direções, de todas as geografias.
Entrevista: Bordados da Barra from dapalavraaofio on Vimeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário