Publicado no Blog do Banu – Clique aqui para ler
O reitor da UFVJM, professor Pedro Ângelo, afirmou a uma comissão do Movimento A UFVJM é nossa! que o curso de Medicina terá início em 2013, no primeiro semestre. Serão oferecidas 120 vagas a serem preenchidas a partir dos resultados do ENEM. Porém, disse que o curso está sendo instalado para formar profissionais médicos para servir a região que a Universidade serve.
Assim, estão sendo estudados mecanismos para que no processo seletivo sejam destinados 50%, ou seja, 60 vagas, para estudantes de escolas públicas da região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
A idéia é utilizar o SASI para possibilitar oportunidades aos estudantes de Ensino Médio da região a estudar na UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O SASI é um Processo de Avaliação Seriada, que avalia o conhecimento dos alunos ao término de cada série do Ensino Médio. A média dessas três notas resulta na classificação. A ideia é estimular melhorias no Ensino Médio e favorecer os candidatos.
Os municípios terão que estabelecer um convênio de cooperação com a UFVJM para possibilitar uma parceria,facilitando a realização do SASI em microrregiões do Vale, favorecendo os estudantes da região no ingresso em cursos superior da Universidade. A constatação é que grande parte participa do PAES (vestibular seriado) da UNIMONTES, em Montes Claros.
Serão realizados gestões junto aos prefeitos e lideranças locais para que o SASI seja implantado em toda a região.
A reunião em que este assunto foi discutido realizou-se no dia 22.06, sexta=feira, na Reitoria, em Diamantina. Participaram da reunião os representantes do Movimento A UFVJM é Nossa! Álbano Silveira Machado, Élida Machado e Vicência Guimarães, de Capelinha, e Rita Capdeville, de Araçuaí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário