sexta-feira, 29 de junho de 2012

Tijuco — lendas e tradições

image

Edgard da Matta Machado (nome literário Edgard Matta) nasceu em Ouro Preto a 21 de outubro de 1878i e faleceu em Diamantina a 26 de fevereiro de 1907 com apenas 28 anos de idade. Filho de João da Matta Machado e de Luiza Henriqueta Bessa da Matta Machado.

Poeta e prosador participante do movimento estético e literário denominado Simbolismo. Pronunciou a palestra Tijuco — lendas e tradições no dia 19 de setembro de 1900 nos salões do Clube das Violetas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, época em que fazia parte do grupo, constituído naquela cidade, que se intitulou de Jardineiros do Ideal.

Tijuco era o nome antigo da atual cidade de Diamantina (MG).

Compunham o grupo doze intelectuais — jornalistas, acadêmicos, engenheiros e advogados — que se reuniram e formaram um centro com a finalidade de realizar uma série de palestras. Pretendiam desenvolver os meios para estimular a literatura e para produzirem mais e o melhor possível no romance, na história, no conto, na comédia. Os doze Jardineiros do Ideal eram: Afonso Pena Júnior, Artur Lobo, Assis das Chagas, Aurélio Pires, Edgard Matta, Ernesto Cerqueira, Ismael Franzen, Josaphat Bello, Lindolpho Azevedo, padre João Pio, Prado Lopes e Salvador Pinto Júnior.

Publicaram um pequeno jornal de nome Violeta. Proferiram dez palestras no Clube das Violetas no período de 18 de julho a 19 de setembro de 1900. A convite dos jardineiros mais duas conferências foram feitas por convidados não membros do grupo, e o ciclo encerrou a 10 de outubro. O jornal Minas Gerais publicou o conteúdo integral de umas palestras e a quase totalidade do teor de outras.

O texto Tijuco — lendas e tradições que ora divulgamos foi publicado no jornal Minas Gerais de 21 a 24 de setembro de 1900. É para nós o texto-fonte.

Na transcrição, o organizador adotou os seguintes critérios básicos:

a) atualizou a ortografia, de acordo com o sistema vigente em 2008;
b) emendou os lapsos tipográficos e os lapsos de pena óbvios;
c) respeitou rigorosamente a pontuação original;
d) manteve, de regra, o emprego das iniciais maiúsculas pelo autor, tendo em mente o valor de seu uso entre os simbolistas. Fizemos poucas alterações, quando o vocábulo nos pareceu não estar sendo utilizado em sentido elevado ou simbólico.

Estamos incluindo a matéria publicada naquele mesmo jornal em 20-9-1900 sobre Edgard Matta e sua palestra.

Clique aqui para ler o texto completo do documento.

Texto de Edgar Matta (1900) e a organização de Fernando da Matta Machado (clique aqui) (2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário