terça-feira, 5 de junho de 2012

Indefinição na Política de Diamantina

Fonte: Texto publicado no perfil do Facebook do Movimento SOS Diamantina -https://www.facebook.com/SosDiamantinamMg, acessado em 05/06/2012.

Há poucos dias para o início do período de Convenções Partidárias que definirão os candidatos a prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, Diamantina vive uma angustiante indecisão em todos os grupos e partidos políticos da cidade que é terra natal do presidente Bossa Nova. Alguns dizem que o efeito Padre Gê que foi eleito em 2008 desarticulou os dois grupos tra...dicionais da cidade que se revezavam no poder. A novidade é que Ragosino Araujo - PTN pode ser o possível candidato a vice-prefeito do Padre Gê.

O DEM promoveu uma reuniao com a presença dos dois pré-candidatos do PSDB e do PP, Dr. Paulo Célio e Gustavinho. Objetivando selar a união entre os dois adversários históricos na cidade, mas alguns líderes políticos da cidade apostam que a união não acontece e que os dois pré-candidatos têm trabalhado nos bastidores para que um acabe inviabilizando a candidatura do outro e com isso pode sobrar apoio para uma terceira via...

O PTB matém o nome de Fred Costa, jóvem empresário e filho de Leandro Costa, mas o partido tem encontrado dificuldades em fazer composições, já que a maioria dos partidos ou estão com o Padre Gê-PMDB, ou com Dr. Paulo Célio e Gustavinho...

O PSB mantém também o nome de Liliana Antunes. Filha do ex-prefeito João Antunes de Oliveira. Liliana tem encontrado dificuldades em firmar sua candidatura e o PSB tem sofrido pressões de todos os lados para que ela retire o nome. A quem diga que Liliana Antunes e Fred Costa podem se unir, já que Fred Costa e Liliana Antunes têm se aproximado.

O PT mantém o nome do Miguel Pavie, que apesar de ter apoio do Presidente do PT em Minas, também encontra dificuldades na composição, principalmente porque o PMDB vem pressionando o PT no sentido de se agrupar no que eles chamam de base aliada do governo federal, que teria a união do PMDB/PT/ PCdoB e PR, além de outros partidos nanicos da cidade e que estão na mão de Padre Gê e Ragosino Araujo.
Já no PRB, Dr. Miguel Pontes da sinal de que não levará adiante a ideia de sair como candidato a prefeito, optando pela candidatura de vereador ou vice-prefeito.

O PPS tem a Dra Zilmar que só aceitaria sair como vice na chapa de Dr. Paulo Célio, mas há rumores de que um filiado do PPS poderia de ultima hora colocar seu nome a disposição para a cabeça de chapa.
As incertezas tem tirado o sono dos presidentes do partidos de Diamantina e existe ainda a possibilidade da ex-reitora da UFVJM, Professora Mireile voltar a cena e colocar o nome a apreciação na convenção do PSDB. Nesse sentido, haveria união entre o PSDB com o PP e o DEM.

Como pode se ver, sobra candidatos a prefeito e tudo indica que as decisões só serão divulgadas com os registros das candidaturas no TRE/MG.

Vamos Aguardar.

3 comentários:

  1. É, Fernando, se o SOS estiver mesmo por dentro das coisas aí, tudo indica que o Banu, há quase 2 meses, não estava mal informado, não, como alguns parecem ter achado...
    A quem não se lembra, não conhece ou não gosta, arrisco lembrar que Democracia, por mais complicada que possa parecer, constrói-se é assim mesmo, com participação, interesse, questionamentos, coligações, experimentações - jamais com alienação ou má-vontade ou má-fé. Parabéns mais uma vez por tentar, imparcialmente, nos manter informados. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Saul, obrigado pelo comentário. Realmente o Banu traçou um panorama muito semelhante e foi alvo de vários comentários e críticas. Na próxima semana teremos um cenário mais definido. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que o Banu apenas formatou um cenário e que a conjuntura foi informada a ele por 3 pessoas que moram em Diamantina. Ou seja, temos que dar os créditos também às fontes do Banu!

    ResponderExcluir