Reproduzo aqui uma das dezenas de peças publicitárias que a Prefeitura de Diamantina tem enviado para a caixa de correio eletrônico de vários cidadãos diamantinenses. Repare na parte superior o título da peça, escrito em letras maiúsculas e destacadas: A PREFEITURA FAZ. Ao final da leitura, o leitor mais desavisado certamente chegaria a uma conlusão: “Olhe que bacana, como a Prefeitura de Diamantina se preocupa com a cultura da cidade e promove um evento literário tão legal!!!”.
Antes de continuarmos a análise da peça em questão, vale lembrar que a mesma faz parte de uma campanha que a atual administração tem feito nos últimos meses para divulgar suas ações. No dia 27 de abril deste ano chamamos a atenção aqui no Passadiço Virtual (clique aqui) para a distribuição feita pela Prefeitura de um extenso encarte publicitário feito em papel de qualidade, recheado de fotos e impresso em cores. O post teve o título de “Diamantina no papel” porque o material não retratava fielmente a cidade que encontrávamos em nossa realidade cotidiana. Não podemos negar que algumas ações apresentadas no papel eram legítimas e pertinentes, porém outras ainda não saíram do papel, são inciativas exclusivas de políticas do Governo Federal ou Estadual, e, em alguns casos, foram utilizados recursos do “photoshop” para criar uma realidade fictícia. Naquela época recebemos várias críticas, que pelo caráter anônimo, não foram publicadas. Trata-se de uma forma equivocada de comunicação, um material descartável e impreciso. Continuo acreditando que seria muito mais econômico e ecologicamente correto a construção e manutenção de um portal na internet com notícias atualizadas, informações sobre os serviços prestados pelo poder executivo ao cidadão e com material de divulgação para o público turista. Outra alternativa seria um programa de rádio semanal de carater informativo que atingiria os distritos e bairros mais afastados.
A peça publicitária reproduzida acima segue nessa mesma linha da campanha, utiliza um jogo de palavras e imagem para distorcer a compreensão do leitor. Quer nos fazer acreditar que a Prefeitura de Diamantina está fazendo o “Café Literário”. Porém, ao consultar o material de divulgação do evento, o site do Projeto (www.ufvjm.edu.br/site/cafeliterario/) e o blog do Museu do Diamante (http://museudiamante.blogspot.com.br/) não encontramos nenhum menção ao apoio ou parceria da Prefeitura de Diamantina com essa inciativa. Nesse caso, podemos conluir que a Prefeitura não fez. Pior que isso, o texto da peça publicitária nem chega a citar os verdadeiros responsáveis por essa inciativa interessante em nossa cidade. Seria muito mais justo, digno e transparente mencionar que o projeto é uma inciativa do Prof. Roberto Amaral (UFVJM) e sua equipe, viabilizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM e com a parceria do Museu do Diamante/IBRAM. Enfim, além de não ter feito, a Prefeitura não reconhece quem realmente fez.
Quem fez, merece nosso reconhecimento. Quem ainda não fez, precisa primeiro fazer para se promover. Quem não faz, não pode se apropriar do trabalho alheio. São regras báscias, mas com a aproximação do período eleitoral são quebradas em nome de um projeto de poder. Não importa a orientação política, oposição ou situação, esquerda ou direita, partido A ou B, infelizmente essa é uma prática comum de uma parte de nossa classe política. A sociedade abomina e está cada vez mais cansada desse tipo de estratégia. Mas como combater isso? As redes sociais são o elemento novo nesse cenário e, se utilizadas de forma apropriada, podem contribuir para informar, promover o verdadeiro debate político e combater essas práticas políticas arcaicas.
Prezado Fernando, obrigado pelo apoio e pela denúncia de prática tão baixa.
ResponderExcluirGrande abraço do
Roberto Amaral
Coordenador do Café Literário
Não seria possível acionar a justiça eleitoral? O promotor? Propaganda enganosa não é crime? Que pouca vergonha...
ExcluirDanilo
Eu também acho que Roberto deveria buscar respaldo legal e solicitar na justiça os devidos reparos. Pelo fato das pessoas não se pronunciarem é que a vidinha no Arrail do Tijuco sempre continua a mesma, no mesmo ritmo onde a desonestidade é o primeiro sintoma de quadro bem mais aterrador.
ResponderExcluirRodrigo
Concordo que deve haver responsabilidade legal por uso indevido de um evento como autopromoção, mas acredito também que devemos buscar "voz" não apenas em período eleitoral, mas durante todo tempo. Só assim " a vidinha no arraial do tijuco" será diferente.
ResponderExcluirLucas
Perfeito, Lucas, você tem toda razão. Como dizem os escoteiros: sempre alerta! O problema é que no período eleitoral esse tipo de problema acontece com maior frequência.
ResponderExcluirConcordo com todos! O silêncio só fortalece a impunidade!
ResponderExcluirTambém estou cansada do "coronelismo" e a "era pré-histórica" ainda existentes em muitos locais...
Claudia