domingo, 26 de agosto de 2012

Igreja, Barroco e o quê mais?

Autoria: Danielle Fernandes Costa Machado, Marlusa Gosling, Mirna de Lima Medeiros.

Revista eletrônica de Turismo Cultura (2011)

Por uma compreensão sobre o estereótipo das cidades históricas mineiras e o posicionamento da marca do destino

Com o aumento da competitividade entre os destinos turísticos, a disputa pela atração de visitantes torna-se cada vez mais intensa o que exige esforços adicionais para a criação de diferenciais competitivos e posicionamento adequado da marca do lugar. Nesse sentido, compreender a imagem que os atores locais sustentam sobre determinado local pode facilitar o reconhecimento dos atributos que contribuem para a geração e aumento do valor da marca da destinação. Essa afirmação é especialmente válida para destinos com vocações e atrações turísticas semelhantes, tais quais as existentes nas principais cidades históricas mineiras. Com base nessas considerações, o objetivo desta pesquisa foi identificar os atributos da imagem percebida pelos atores do tradeturístico de Diamantina em relação a duas outras populares cidades históricas mineiras, Ouro Preto e Tiradentes. Para este intento, foram conduzidas entrevistas em profundidade com os atores locais. Os resultados do trabalho indicam que, apesar da difusão de um estereótipo comum entre as cidades investigadas, existem características peculiares em cada um dos destinos que podem auxiliá-las na diferenciação de suas marcas. Entre essas se destacam as diferentes percepções sobre o acervo e os personagens históricos, os sentimentos associados à imagem do destino e a hospitalidade do núcleo receptor.

Clique aqui ara ler artigo compelto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário