sábado, 4 de agosto de 2012

Jornal da Record mostra garimpo ilegal de diamante e ouro em Diamantina

Os repórteres do Jornal da Record descobriram na região de Diamantina (MG) um garimpo ilegal. Mineradores contratam garimpeiros para explorar diamante e ouro em um trecho de rio que já foi explorado alegando que a área ainda esconde muita riqueza. Confira a reportagem de Luiz Carlos Azenha!

7 comentários:

  1. Opa merecia os créditos ao Diamantina Folia, pois o vídeo foi tirado no nosso blog! haha

    ResponderExcluir
  2. Caros colegas do Diamantina Folia. Acho que há um equívoco em seu comentário. O vídeo não foi retirado do Diamantina Folia. Tive acesso à informação pelo nosso grande parceiro, o excelente blog Micuim ( http://www.micuim.org/?p=21822 ). A fonte original está devidamente creditada ( Rede Record). De qualquer forma parabenizo e agradeço vocês pela disponibilização do vídeo no youtube. Estaremos sempre à disposição. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernando, em nome do Micuim e no meu próprio,responsável pelo post, cabe esclarecer que tomei conhecimento da reportagem pelo prestigioso blog do Luis Nassif (http://advivo.com.br/comentario/re-fora-de-pauta-44491), o qual, aliás, recomendo a todos que gostem de jornalismo sério e variado. Depois de conferir, como é meu costume, no site do repórter Azenha - o qual também recomendo (http://www.viomundo.com.br/), a autenticidade da reportagem, é que, pelo Youtube, compartilhei o vídeo, registrado como público, diga-se de passagem, e já devidamente identificado lá mesmo no Youtube. Foi também lá, no Youtube, que tomei conhecimento do blog Diamantina Folia, na entrevista à TV Vale, que também postei no Micuim (http://www.micuim.org/?p=21829), com as devidas referências nos tags, uma vez que no Youtube já está identificado o responsável pela "subida" do vídeo. Interessante observar que, depois da postagem no Nassif, as visitas ao vídeo sobre a reportagem da Record subiram de 4 para 370 visitas até agora. Parabenizo também o Diamantina Folia, o qual pretendo visitar mais vezes, agora que dele tomei conhecimento, por ter disponibilizado publicamente tanto o vídeo da Record quanto o da TV Vale. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas dicas, Saul. Esse é o grande barato da internet: conectar pessoas e trocar informações. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Fernando, pra facilitar sua vida, novo endereço para o vídeo: http://youtu.be/H4aL1Ky9WMc Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Curioso é o fato das pessoas afirmarem que apenas 40% do potencial de extração foi executado... Isso leva a duas conclusões, no mínimo, precipitadas: a de que temos a oportunidade de explorar os outros 60% em busca da riqueza imediata, qualquer preço; revela também as nuances de um imaginário do garimpo, em que a esperança de enriquecer lavando e catando cascalho é sempre alimentada por aqueles que viram outros enriquecerem explorando o trabalho alheio nestas lavras. Pode não haver mais um grão de ouro no leito do rio Jequitinhonha, mas sempre haverá aqueles afirmando (até com dados técnicos e estudos científicos) que é possível tirar leite de pedra. Típica síndrome da colônia.
    Abraços.
    Rodrigo

    ResponderExcluir